TRE aprova criação de partido de Marina Silva em MS
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul aprovou, no fim da tarde desta terça-feira (3) a criação do partido Rede Sustentabilidade no Estado. A sigla, porém, ainda precisa de registro nacional junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
A aprovação do partido foi uma decisão unânime do Pleno do Tribunal, que recebeu parecer favorável à criação da sigla da Procuradoria Regional Eleitoral do MPF (Ministério Público Federal).
O acórdão com a decisão deve ser publicado na quinta-feira (5).
Registro - A ex-senadora Marina Silva apresentou no fim do mês passado, ao Tribunal Superior Eleitoral, o pedido de criação do Partido Rede Sustentabilidade.
Para o registro, são necessárias 492 mil assinaturas de eleitores, validadas por cartórios eleitorais. Até agora, foram apresentadas pouco mais de 300 mil assinaturas.
A nova legenda tem até o dia 5 de outubro pra tentar garantir a participação nas eleições do ano que vem, e pede que o TSE obrigue cartórios e tribunais regionais eleitorais a acelerar etapas e publicar em edital, sem conferência direta, outras 220 mil assinaturas.