Três governadores participam de reunião do Codesul na Capital
Começou, há pouco, a reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul) no Yotedy, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. O evento conta com a participação de três dos quatro governadores que integram o bloco.
Chegaram para o encontro os governadores do Paraná, Beto Richa (PSDB), de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), e de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB). Tarson Genro (PT), do Rio Grande do Sul, enviou representante, o secretário estadual de Planejamento, João Mattos.
Nesta quarta-feira (19), Puccinelli assume a presidência do Codesul. Eles devem lançar hoje o Sudesul (Superintendência de Desenvolvimento do Sul), que não será integrado por MS. Mato Grosso do Sul já integra a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste).
O Conselho foi criado em 1961, através de um convênio entre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Em 1992 o estado do Mato Grosso do Sul passou a integrar o bloco.
O objetivo principal é encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais, com ações para o desenvolvimento econômico e social e à integração ao Mercosul. A presidência do Conselho é feita em gestão anual, de forma alternada entre os governadores dos quatro estados-membros.