ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  08    CAMPO GRANDE 23º

Política

TSE teve de neutralizar tentativa de ataque a sistemas, segundo Ministro

Mesmo com a investida, ele garantiu que o sistema de apuração e totalização dos votos não foram afetados

Guilherme Correia | 15/11/2020 16:15
TSE teve de neutralizar tentativa de ataque a sistemas, segundo Ministro
TSE teve de neutralizar tentativa de ataque a sistemas, segundo Ministro
Ministro Presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, durante coletiva na tarde de hoje (Foto: Reprodução)

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Roberto Barroso, afirmou na tarde deste domingo (15), durante coletiva, que houve tentativa de ataque aos sistemas do Tribunal a partir de múltiplos acessos pela internet, com objetivo de sobrecarregar o sistema e tirá-lo do ar. Ainda segundo o ministro, o TSE conseguiu impedir a tentativa.

A investida, segundo ele, não teve como alvo o sistema de apuração e totalização dos votos, que, portanto, não foi afetado. O envio das informações das urnas ao TSE é feito por meio de uma rede criptografada do próprio tribunal, que não foi atingida.

O presidente do TSE disse que mais informações só serão divulgadas em próxima entrevista, às 19h (de MS), já que a ocorrência ainda está sendo apurada. "Tive conhecimento recente porque aconteceu agora há pouco. Soube que foi neutralizado, que foi esta tentativa de simultaneamente ter uma grande quantidade de pessoas entrando para derrubar o sistema. Isso foi neutralizado pelo TSE com o auxílio das empresas de telefonia", afirmou.

Instabilidades - Durante o domingo de eleições municipais, eleitores por todo o País relataram instabilidade no aplicativo e-Título, utilizado para identificação do eleitorado, justificativa de ausência de voto e consulta ao local de votação.

Aqui no Estado não foi diferente - o Campo Grande News recebeu diversos relatos de problemas na aplicação e em alguns sistemas eleitorais.

Segundo Barroso, os problemas não tiveram relação com a tentativa de ataque ao sistema do tribunal, e foi provocada pelo grande número de acessos e pelo fato de o TSE ter retirado da rede um dos dois servidores do tribunal. A desconexão do servidor foi adotada como medida de prevenção a ataques hacker aos sistemas.

 Segundo Barroso, medidas de segurança têm sido reforçadas, após ataque ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) no início do mês.

Nos siga no Google Notícias