ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  08    CAMPO GRANDE 30º

Política

Urna de Bandeirantes é sorteada para auditoria e juiz vai buscar de helicóptero

Paula Maciulevicius Brasil e Liniker Ribeiro | 14/11/2020 12:56
Urna de Bandeirantes é sorteada para auditoria e juiz vai buscar de helicóptero
Urna de Bandeirantes é sorteada para auditoria e juiz vai buscar de helicóptero
Helicóptero saiu de Campo Grande para Bandeirantes buscar uma das urnas sorteadas. (Foto: Kísie Ainoã)

Um helicóptero da Polícia Militar levantou voo do Parque dos Poderes com destino a Bandeirantes, município 70 quilômetros distante da Capital, para buscar uma das urnas sorteadas que vão passar por auditoria amanhã, durante as eleições.

A urna é pega e transportada pelo juiz eleitoral Luís Felipe Medeiros Vieira, que é presidente da comissão de auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas e um auditor do TSE. "O mais importante é mostrar ao cidadão e a todo o povo brasileiro a lisura do processo eleitoral, demonstrar que sorteamos de forma aleatória, sem prévia comunicação", diz o juiz eleitoral.

Urna de Bandeirantes é sorteada para auditoria e juiz vai buscar de helicóptero
Sorteio foi realizado nesta manhã, no TRE. (Foto: Kísie Ainoã)

O sorteio aconteceu às 9h da manhã deste sábado, no próprio TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul. As urnas sorteadas passam por auditoria para assegurar funcionamento, autenticidade e integridade do sistema. A escolha é feita por sorteio sempre no fim de semana das eleições, seguindo resolução do Tribunal Superior Eleitoral.

No primeiro sorteio, saíram as urnas das três seções: da 35ª Zona Eleitoral, seção 631, que fica na  Escola Municipal Carlos Vilhalva Cristaldo, onde estão aptos a votar 332 eleitores; da 44ª Zona Eleitoral, seção 331 e na cidade de Bandeirantes, a seção 12 da 34ª Zona foi sorteada, que fica dentro da Agenfa do município, onde 337 eleitores estão aptos a votar.

No segundo sorteio, as três urnas que vão verificar a autenticidade e integridade do sistema foram 54ª Zona, seção 47, localizada na Escola Estadual José Antônio Pereira, onde estão aptos a votar 292 eleitores; 8ª Zona, seção 536, localizada na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, onde votam 255 pessoas, e por fim, na 36ª Zona, seção 378, que fica na Escola Municipal Professor Virgílio Alves de Campos, onde votam 341 eleitores.

Urna de Bandeirantes é sorteada para auditoria e juiz vai buscar de helicóptero
Juiz eleitoral, Luís Felipe Medeiros Viana explicando que o processo garante a lisura das eleições. (Foto: Kísie Ainoã)

Votação paralela - Chamada assim, as urnas são levadas para o TRE onde funcionários são filmados votando. Ao contrário do sistema usual que preserva o sigilo, a votação é filmada e aberta ao público e ao final, é emitido um boletim de votos que será conferido com o que registrado para ver se o resultado bate, comprovando assim a lisura do processo de votação.

As urnas do segundo sorteio não chegam a ser retiradas do local de votação, o que acontece, segundo o TRE, é que auditores acompanham o processo e o desempenho daquela urna no local de votação.

Cada urna eletrônica auditada é acompanhada durante todo o período, por um auditor, exclusiva. Porém, o sigilo de voto é garantido.

Dos locais onde as urnas foram retiradas, o TRE faz uma troca, substituindo por outras.

Nos siga no Google Notícias