ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 19º

Política

Vice-prefeita foi velada em Ribas esta manhã; sepultamento será em Três Lagoas

Guiomar trabalhou a vida toda com educação, das carvoarias à Pestalozzi

Maristela Brunetto | 13/03/2023 09:58
Morte de vice-prefeita causou comoção em Ribas; uma vida toda para a educação. (Foto: Kleber de Souza)
Morte de vice-prefeita causou comoção em Ribas; uma vida toda para a educação. (Foto: Kleber de Souza)

O corpo da vice-prefeita de Ribas do Rio Pardo, Guiomar Soares dos Santos, de 57 anos, foi velado durante esta manhã na Câmara de Vereadores da cidade. Ela morreu ontem, após passar mal, ser internada e sofrer paradas cardíacas. Guiomar será sepultada em Três Lagoas, de onde era natural.

Ela construiu uma história na educação em Ribas, atuou como professora nas redes estadual e municipal de ensino, trabalhou também com crianças especiais na Pestalozzi e ensinou em carvoarias. Conforme a reportagem apurou, ela já havia tentado uma vaga na Câmara Municipal, mas somente em 2021 ingressou em cargo político, quando foi eleita vice-prefeita em chapa com o prefeito João Alfredo Danieze (PSOL).

Partido pelo qual concorreu, o Rede divulgou nota lamentando a morte de Guiomar. “Guiomar deixou um legado notável como uma mulher de fibra e guerreira. Como professora, ela dedicou sua vida para educar e inspirar seus alunos a alcançarem seus objetivos. Sua paixão pela educação se estendeu para sua carreira política, onde ela trabalhou para promover a igualdade de oportunidades para todos”.

Guiomar era casada e tinha dois filhos já adultos. Muita gente compareceu à Câmara para se despedir dela. Muitas pessoas enviaram coroas em homenagem à professora. A prefeitura decretou três dias de luto, escolas e serviço público pararam.

Amiga de uma vida toda, a presidente da Pestalozzi, Ana Márcia Marino Costa, conta que Guiomar lutou “incessantemente por essas crianças”, diz, sobre os alunos especiais. Ela fez especialização na área e ajudou a fundar a entidade. “Ela pulava na frente de tudo”, comenta, sobre o esforço para assegurar atendimento.

Conforme Ana, Guiomar não tinha histórico de problemas de saúde. Ela sentiu dores abdominais, foi levada ao hospital e logo começaram as paradas cardíacas.

Nos siga no Google Notícias