ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 30º

Política

Votação unânime confirma Papy presidente da Câmara e aprova nova Mesa Diretora

Ainda nesta quarta-feira houve mudança na composição da Mesa; Papy substitui o vereador Carlão

Por Lucas Mamédio e Fernanda Palheta | 01/01/2025 20:09
Membros da Mesa Diretora posando para foto após assinar termo de posse (Foto: Paulo Francis)
Membros da Mesa Diretora posando para foto após assinar termo de posse (Foto: Paulo Francis)

A Câmara Municipal de Campo Grande realizou, na noite desta quarta-feira (1º), a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026. A votação, que começou às 19h15, confirmou a chapa única liderada pelo vereador Epaminondas Neto, conhecido como Papy (PSDB), eleito presidente da Casa de Leis com os votos favoráveis dos 29 parlamentares.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Câmara Municipal de Campo Grande elegeu a nova Mesa Diretora para o biênio 2025-2026, com Epaminondas Neto (Papy - PSDB) assumindo a presidência por unanimidade. A eleição, embora realizada com aparente tranquilidade no plenário, contou com intensas negociações prévias, culminando na definição da composição final da Mesa, que inclui André Salineiro (PL) como 1º vice-presidente e a realocação de secretarias entre os partidos, com Luiza Ribeiro (PT) assumindo a 2ª secretaria. A 12ª Legislatura terá início em 17 de fevereiro.

O processo foi nominal, permitindo que cada vereador usasse brevemente o microfone antes de declarar seu voto, o que deu um tom cerimonial à sessão. Apesar da aparente tranquilidade no plenário, os bastidores da eleição foram marcados por intensas negociações que se estenderam até as primeiras horas de 2025.

Papy recordou os tempos quando sonhava em ser vereador. Disse que no parlamento está representado de fato a vontade das pessoas. "Quero agradecer essa chapa que me elegeu, não só um presidente, mas sete parlamentares que vão defender uma ideia. Em todo tempo defendemos independência, sem a capacidade fazer consensos".

A declaração de voto que gerou a maior expectativa talvez fosse a do vereador Beto Avelar (PP) que tentou montar uma chapa para concorrer, mas desistiu antes há poucos dias. Em sua fala, no entanto, Beto manteve um tom cordial. "Quero parabenizar o Papy. Ele sempre esteve presente na minha vida, numa palavra de conforto, de esperança. Mesmo com iniciativa de concorrermos Papy, nós nunca deixamos de conversar. E até pela harmonia desta Csa, nós desistimos na candidatura e eu sei da sua importância nesta casa. Por isso você pode contar comigo o seu grande amigo que vai estar do seu lado".

 Luiza Ribeiro (PT) destacou a importância do papel feminino e da articulação política: "É uma honra ter o PT nessa articulação para compor a chapa. Muito importante essa construção, que não é ideológica, e a sabedoria do Papy de exigir a presença de uma mulher."

Marquinhos Trad (PDT), por sua vez, trouxe uma reflexão inspirada no dramaturgo Nelson Rodrigues: "Começo citando Nelson Rodrigues, que ficou famoso por suas frases, entre elas que 'a unanimidade é uma burrice'. O primeiro desafio do Papy é provar que Nelson Rodrigues estava errado. Voto sim em toda a chapa."

Já Herculano Borges (Republicanos) destacou a formação consensual da chapa e elogiou a liderança de Papy: "Voto sim a essa chapa que foi formada com consenso. O Papy está preparado, é um bom articulador e tem paciência."

A definição da 2ª e 3ª secretarias foi discutido até esta quarta-feira (1º). Inicialmente, a vereadora Luiza Ribeiro (PT) seria indicada para a 3ª secretaria, mas o PT reivindicou a 2ª posição, argumentando ser o partido com maior representatividade na Casa, com três vereadores eleitos. Após uma reavaliação estratégica, o PT garantiu a 2ª secretaria, empurrando Ronilço Guerreiro (Podemos) para a 3ª posição.

Em seu primeiro discuso como presidente da Casa de Leis, Papy ressaltou a necessidade da independência dos poderes. "A independência dos Poderes não significa oposição a nenhum tipo de governo. Independência de Poderes é prerrogativa constitucional, isso é um dever seu e meu. Independência se faz no dia a dia com o comportamento de cada um dos parlamentares valorizando seus próprios mandatos. Meu compromisso é respeitá-los", disse.

Composição da nova Mesa Diretora

  • Presidente: Epaminondas Neto, Papy (PSDB)
  • 1º Vice-presidente: André Salineiro (PL)
  • 2º Vice-presidente: Lívio Leite (União)
  • 3º Vice-presidente: Neto Santos (Republicanos)
  • 1º Secretário: Carlão (PSB)
  • 2ª Secretária: Luiza Ribeiro (PT)
  • 3º Secretário: Ronilço Guerreiro (Podemos)

Próximos passos - Com a nova Mesa Diretora eleita, a 12ª Legislatura da Câmara Municipal de Campo Grande terá início em 17 de fevereiro, às 9h, com a sessão inaugural. A primeira sessão ordinária do ano está prevista para o dia seguinte, 18 de fevereiro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias