A importância da fisioterapia para o tratamento cirúrgico
Você sabia que a fisioterapia oferece reabilitação para melhores resultados nos pacientes que necessitam de tratamento cirúrgico, tanto no período pré-operatório, quanto no pós-operatório? Pacientes que realizam a intervenção fisioterápica no pré-operatório, voltada ao desenvolvimento de consciência corporal, alívio da dor e redução da ansiedade, desenvolvem segurança e confiança para o procedimento, com melhores condições para o bom andamento do tratamento no pós-operatório. Já no pós-operatório, é extremamente necessária a intervenção fisioterápica para o reequilíbrio do sistema corporal e o retorno das funções e da biomecânica adequada.
Nossa dica de hoje é: se você está prestes a passar por um procedimento cirúrgico, faça uma consulta com seu fisioterapeuta de confiança para avaliação e orientação sobre pré e pós-operatório e reajuste dos pontos que necessitam de cuidados, antes e após a realização desse procedimento, buscando maior eficiência e sucesso, favorecendo atingir seus objetivos.
(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 18 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. Formação em Terapia Floral, Homeopatia, Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga-a nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.