HP faz recall de baterias de notebooks por risco de explosão
Baterias presentes em seis modelos de notebooks da HP estão sendo recolhidas pela empresa por risco de explosão e superaquecimento que pode provocar queimaduras segundo alerta do Procon de Mato Grosso do Sul. O recall começou no dia 1° de fevereiro e abrange a linha R1865OA.
A recomendação, caso a bateria esteja entre as afetadas, é retirá-la do notebook e entrar em contato com a companhia pelo 0800 709 7751.
Os equipamentos afetados têm o código CT, que pode ser encontrado em uma etiqueta com um código de barras colado na bateria, iniciado pelos seguintes caracteres: 6CGFQ, 6DEMA, 6CGFK, 6EBVA, 6CZMB, 6DEMH, 6BZLU e 6DGAL.
Eles estão presentes nos computadores da linha HP, Compaq, HP ProBook, HP Envy, Compaq Presario e HP Pavilion.
Os equipamentos foram vendidos entre março de 2013 e outubro de 2016, ou comercializados como acessórios ou partes avulsas ou, ainda, fornecidas como substitutas por meio do suporte.
Conforme o Procon, é dever das companhias realizar o recall para proteger a saúde e a segurança do consumidor. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que a substituição possa ser feita a qualquer momento e de forma gratuita.