ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  31    CAMPO GRANDE 23º

Educação e Tecnologia

Pouco utilizado, Twitter tem público mais culto e 'intelectualizado' em MS

Helton Verão | 13/05/2014 18:25
Pouco utilizado, Twitter tem público mais culto e 'intelectualizado' em MS
Dois anos mais novo que o Facebook, o microblog foi criado em 2006, e tem o significado de “O que está acontecendo?” em português.

Que o Twitter nunca caiu no gosto do sul-mato-grossense, isso se pode concluir sem pensar muito. Basta tentar contar nos dedos quantos amigos você tem participando frequentemente da ferramenta. Você talvez não complete as duas mãos, ou uma.

A explicação por não se popularizar aqui no Estado é complexa, as comparações com Facebook são inevitáveis, até curtir a ferramenta tem, na verdade mudou no ano passado, quando se chamava ‘favorito’ ou ‘favoritar’, e o compartilhar dá lugar ao Retuitar (RT).

Entre os “tuiteiros” da Capital, a constatação é de que a ferramenta é utilizada por pessoas que gostam de ler mais, com filtros mais objetivos, profissionais e até intelectuais. “Não sei por quê não usam muito aqui (MS). Praticamente nenhum amigo meu tem e os que fizeram nunca tuitaram. Mas acho que no fundo, é porque as pessoas não gostam muito de ler, o Twitter não tem imagens, nem memes engraçados e também tem a dificuldade em se expressar em poucos caracteres, acho q isso tudo dificulta e dá preguiça no pessoal”, avalia a diretora de arte Ana Elisa Naveira (@anaelisabacon), 26 anos, que utiliza o microblog desde 2010.

Pouco utilizado, Twitter tem público mais culto e 'intelectualizado' em MS
"Alguns amigos meus reclamam que não gostam do twitter poque "não tem nada interessante lá" e eu sempre digo que provavelmente eles estão seguindo as pessoas erradas", avisa Ana Elisa
Pouco utilizado, Twitter tem público mais culto e 'intelectualizado' em MS
"Música, notícias cotidianas, cultura... acho que só não procuro por mulheres solteiras, mas se falarem que são, eu sigo", comenta Porto

O analista de sistemas Rafael Porto (@punkmaldito), 32 anos, utiliza a rede social dos 140 caracteres desde 2008. Ele reafirma o filtro diferenciado e difere que as pessoas não precisam necessariamente ter uma amizade para se seguirem. “Acho que o filtro funciona melhor. O Facebook é bilateral, as pessoas têm que ter um laço de amizade que na verdade não se aplica. No Twitter você seleciona o que você vê sem esse vínculo, aí você transforma a sua timeline intelectual ou não, tá certo que dá para filtrar o que aparece no Face também, mas o vínculo de amizade estraga”, relata.

“Não acho que o Twitter seja mais intelectual que o Face, mas penso que os dois têm espaço para o humor e para a informação. Mas por ser menos popular aqui (MS), o Twitter acaba recebendo menos conteúdo irrelevante”, difere o jornalista Rogério Valdez (@rogeriovg), 26 anos.

Pouco utilizado, Twitter tem público mais culto e 'intelectualizado' em MS
"O público é diferente, no meu Facebook tem meus amigos. No Twitter seguidores, pessoas que são de outros estados", Rogério
Pouco utilizado, Twitter tem público mais culto e 'intelectualizado' em MS
"Alguns usam o Twitter pra desabafo, outros pra crítica, outros pra notícias, mas vias de regra, as postagens chegam a ser mais direcionadas". comentou Barão

Já o palestrante Anderson Barão (@Anderson_Barao), 32 anos, vê o microblog dos 140 caracteres como mais intelectual. “Acredito que seja mais intelectual sim, inicialmente por parecer algo com menos possibilidades de expressão que o Facebook. Apesar de se ver de tudo um pouco, percebe-se que as postagens são mais direcionadas e objetivas”, avalia.

Barão porém lembra que celebridades, esportistas e lideranças políticas ainda usam o Twitter como forma principal de comunicação, vinculando sua conta de twitter com outras mídias como Face e Instagram.

O analista de sistemas Porto completa a informação de Anderson: “Acho mais íntimo, mais próximo, tanto na forma de interagir como as pessoas que você considera celebridade ou astro que fizeram parte ou diferença na sua vida”, cita.

“Tenho a impressão de que no Twitter se concentra um pessoal q gosta mais de escrever, formadores de opinião de cinema, escritores, blogueiros e tudo mais. que muitas vezes ficam até conversando entre eles por lá e você pode ir acompanhando”, comenta Ana Elisa.

Mais veloz que SAC - Além das pessoas populares nas mídias, o Twitter se transformou em uma espécie de SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) online e mais veloz do que depender dos tradicionais de cada empresa. Nesta semana ficou famosa a disputa entre as lojas Netshoes e Centauro, quando um seguidor citou que queria comprar o tênis que ambas tinham, pelo mesmo preço, então a partir daí elas travaram uma batalha pelo desconto, e claro quem ganhou foi o cliente.

História - Dois anos mais novo que o Facebook, o microblog foi criado em 2006, e tem o significado de “O que está acontecendo?” em português. A princípio era uma espécie de envio de mensagens curtas através do celular, em que você receberia um twich (vibração, em tradução livre) no seu bolso quando um update era enviado. O microblog tornou-se uma companhia separada em abril de 2007.

Nos siga no Google Notícias