Então! Já definiu seu destino de praia para as férias de verão?
Florianópolis, destino preferido dos sul-mato-grossenses há décadas, é dica para quem prefere relaxar na praia
O verão já chegou e o fim de ano está chegando. Já planejou suas férias? De carro, avião ou ônibus, qualquer que seja o tipo de viagem é hora de relaxar, e os destinos nacionais de praias estão a pleno movimento de turistas a espera de 2025. Viajar na alta temporada é sempre mais caro, mas o período é perfeito para a maioria dos viajantes brasileiros, especialmente para quem tem filhos em idade escolar.
Com as crianças de férias, então não há muita escolha. O jeito é viajar nesta época, encarar atrativos turísticos lotados, muitas filas e ainda pagar mais caro do que nos períodos de baixa temporada. O ideal é planejar tudo com bastante antecedência, mas nem sempre isso é possível. Se este for o seu caso, restando pouco mais de uma semana para a chegada do ano novo, opte por viajar na segunda quinzena de janeiro ou início de fevereiro, quando as tarifas não estarão mais lincadas ao Réveillon.
Se a intenção é viajar para um lugar de praia e ainda tem dúvida sobre qual escolher, uma boa dica é Florianópolis, o litoral preferido dos sul-mato-grossenses há décadas. “Se você quer fugir de campo-grandense nas suas férias, não vá para Floripa”, disse o servidor público Fernando Henrique Gonçalves da Cruz, antes de embarcar com toda a família, mulher e três filhos adolescentes, nesta segunda-feira, 23, para passar o Natal e o Ano Novo em Praia Brava, distante 37 km do centro de Floripa.
Na capital catarinense você encontra praias para todas as preferencias, desde as mais tranquilas e semidesertas às que são as queridinhas dos surfistas. Talvez a mais conhecida de todas e, por isso mesmo, imperdível),seja a praia da Joaquina. Localizada próxima à Lagoa da Conceição, a Joaquina é muito frequentada por jovens. Também é muito popular para o surf e kitesurf, mas são as suas dunas de areia que transformam a experiência de visitá-la em um espetáculo.
Cerca de 3 km ao norte, a Praia Mole encanta os turistas com sua tranquilidade, areia macia (daí vem seu nome) e um dos amanheceres mais lindos do Brasil. Para quem gosta de surfar, é o destino perfeito. Bem mais ao norte, a praia do Santinho é um refúgio dos surfistas mais experientes. O lugar conta com paisagens belíssimas, que ficam ainda melhores se observadas de cima, a partir do Morro das Aranhas, bem próxima do famoso Costão do Santinho Resort, ótima opção de hospedagem no destino.
Partindo do Costão em direção ao sul de Floripa, você vai encontrar a Ilha do Campeche, o mais importante sítio arqueológico do Estado de Santa Catarina. Ali foram encontradas pinturas rupestres que evidenciam a existência de tribos primitivas que viveram por lá há mais de 5.000 anos. Outra atração da ilhota é o Morro do Norte, uma colina cujo ponto mais alto tem cerca de 85 metros, onde é possível fazer trilhas e se deparar com paisagens de tirar o fôlego. Por lá, claro, a praia que leva o mesmo nome da ilha é atração para amantes de esportes aquáticos, como kitesurf, e de sossego. É importante se programar para visitar a ilha, pois ela fica aberta a visitantes por poucas horas por dia.
AULA DE CANOAGEM NO MAR – É uma das várias atividades que os turistas encontram nas praias brasileiras. Contato direto com a natureza, um jeito tranquilo de esquecer as obrigações do trabalho do dia a dia, unindo belas paisagens, saúde mental, física e qualidade de vida. “Canoa Havaiana ou Polinésia é uma atividade no mar extremamente democrática. A maioria das pessoas, mesmo que nunca tenha remado, recebe as instruções e o equipamento para participar dos passeios”, afirma Márcia Verruck, que há 19 anos trocou Campo Grande por Floripa. Ela rema há 7 anos e há 4 anos faz parte de um grupo de instrutores e guias do Centro de Atividades Náuticas de Florianópolis, o KalaVa’a (@kala.vaa).
“No verão a oferta de passeios, além das aulas de canoagem, tem uma grande variedade de horários e destinos. No Kala Va’a nossas atividades acontecem de terça-feira a domingo. Para participar é necessário reservar com antecedência, pois os lugares são limitados e na alta temporada costumam lotar rapidamente”, disse Márcia Verruck.
Sua área de atuação é a Beira Mar Norte, com acesso pela Av. Beira-Mar Norte, nome popular da Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos. É um dos bons lugares de belas praias para passear e praticar atividades ao ar livre em Florianópolis. A Beira-Mar Norte oferece uma das paisagens urbanas mais bonitas da cidade e seus arredores reúnem hotéis renomados, além de um ótimo shopping, o Beiramar.
Sobre o item segurança da navegação, Márcia explica que no Kala Va’a a equipe tem treinamento de resgate e primeiros socorros no mar, uso obrigatório de colete salva vida, além de habilitação de arrais amador (uma espécie de CNH que autoriza conduzir embarcações nos limites da navegação em águas abrigadas, tipo baías, lagos e represas, ou seja, em águas mais tranquilas).“Conectamos pessoas com a água”, diz um dos lemas do KalaVa’a. Faça contato, tire suas dúvidas e garanta sua aula ou passeio pelo WhatsApp: +55 (48) 99653-6307.
TAMBÉM TEM AGITOS - Se você gosta de viajar também para curtir o agito local, vai encontrar em Floripa o destino perfeito. A cidade é famosa por sua vida noturna animada, festas e clima de paquera. No verão, claro, essa movimentação fica mais intensa. Em Jurerê Internacional, point imperdível para os festeiros, ficam dezenas de clubes de praia. Com ambientes refinados, esses espaços servem almoço e no fim da tarde se transformam em balada, que segue noite adentro.
Se gostou das dicas e deu vontade de passar suas férias de verão em Florianópolis, corra porque ainda está em tempo. Comece desde já a fazer suas buscas no site ou app de viagens onlines, ou ligue para a agência de turismo da sua confiança, feche sua compra, faça as malas e boa viagem. A Latam tem várias opções de voos partindo de Campo Grande para Florianópolis. Então, partiu aproveitar a chegada de 2025 na praia.