ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Lugares por Onde Ando

Já em vigor, entenda as novas regras para entrar na Argentina

Paulo Nonato de Souza | 01/02/2022 08:15
Se conhecer Buenos Aires, ou outros destinos da Argentina, sempre foi o seu sonho, está na hora de aproveitar a flexibilização das regras da Covid e a vantagem cambial (Foto: Reprodução)
Se conhecer Buenos Aires, ou outros destinos da Argentina, sempre foi o seu sonho, está na hora de aproveitar a flexibilização das regras da Covid e a vantagem cambial (Foto: Reprodução)

A última semana de janeiro e primeira de fevereiro começou com uma boa novidade para quem curte viajar para a Argentina. Desde o último sábado, 29, os brasileiros 100% vacinados contra a Covid-19 poderão entrar no país sem precisar fazer o teste RT-PCR ou o de antígeno. A flexibilização estabelecida pelo governo exige apenas o comprovante de vacinação, o chamado “passaporte da vacina”, além de formulário preenchido e seguro de saúde com cobertura hospitalar para as enfermidades decorrentes do coronavírus.

Além da capital Buenos Aires com seus shows de tango, a Praça de Maio cercada de edifícios imponentes do século XIX, como a Casa Rosada, o emblemático palácio presidencial, a Patagônia e a costa atlântica em Mar del Plata, a situação cambial argentina é um atrativo muito interessante a ser levado em conta pelos brasileiros.

O peso argentino iniciou o ano de 2022 entre as moedas mais desvalorizadas do mundo, algo em torno de 20% em relação ao dólar. “Argentina está muito barata”, declarou recentemente o ministro do Turismo argentino, Matías Lammens. Nesta segunda-feira, 31, um dólar americano estava valendo 105,02 pesos argentinos, bem acima dos R$ 5,30 na comparação com o Real.

Portanto, hora de aproveitar. Depois de quase dois anos de regras rígidas para tentar conter a pandemia, a Argentina autorizou a entrada de brasileiros em 1º de outubro de 2021, e agora, com o avanço da vacinação contra o vírus, o governo decidiu lançar novas medidas na expectativa de movimentar o turismo no país. Ficou mais fácil, mas é preciso ficar atento para evitar perrengues na sua viagem. A nova medida determina que o viajante apresente a comprovação do esquema vacinal completo realizado com pelo menos duas semanas antes de viajar.

As novas medidas atendem os brasileiros e também os viajantes procedentes de outros países vizinhos da Argentina, como o Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai. As regras valem para a entrada no país por avião ou por terra. Só não esqueça de que viajar no novo normal também exige paciência, porque, mesmo com flexibilizações, o viajante precisa seguir os procedimentos dos corredores sanitários, ou seja, na chegada evite se irritar com filas, apresentação de documentos e perguntas dos agentes governamentais.

Se vai viajar acompanhado de menores de idade que não tenham a vacinação completa, atente para o fato de que os menores acima de seis anos de idade devem realizar o teste para comprovar que não estão infectadas até 72 horas antes da viagem com custos por conta do viajante. O bom é que não precisarão cumprir a quarentena, mas as autoridades argentinas recomendam que as pessoas nesta faixa etária evitem atividades em grupos nos primeiros sete dias após a chegada ao país. Quem tem menos de seis anos está isento tanto de apresentar o teste negativo quanto de cumprir a quarentena.

As regras são as mesmas de antes para quem ainda não está vacinado contra a Covid-19. Os não vacinados devem cumprir todos os requisitos exigidos, como o teste negativo, quarentena, seguro de saúde e apresentar um certificado médico que comprove a isenção da necessidade de ser vacinar. O documento deve ter o aval da maior autoridade sanitária do país de origem do viajante com certificação consular da Argentina.

Nos siga no Google Notícias