Mais 9 dicas sobre como economizar na compra da sua passagem aérea
As passagens ficam mais em conta antes e depois de datas festivas. Se possível, evite viajar sexta, sábado e domingo
A exemplo da matéria que publicamos no dia 10 de agosto deste ano com 6 dicas para economizar na compra de passagens aéreas, todas da enfermeira campo-grandense Franciane Martins, uma especialista na missão de localizar passagens aéreas baratas na Internet, hoje o canal de turismo Lugares Por Onde Ando, do Campo Grande News, traz macetes revelados pela Skyscanner, empresa britânica de viagem online que opera em 50 países diferentes, incluindo o Brasil.
São sugestões práticas, muitas delas óbvias, que nem sempre observamos na hora de organizar as nossas viagens. As dicas são uma espécie de manual da Skyscanner sobre como comprar passagens áreas mais baratas. Confira abaixo:
1. Evite feriados ou períodos de férias:
Respeite a sazonalidade: evite viajar em semanas com feriados ou férias. As semanas antes e depois de datas festivas contam com tarifas mais econômicas, pois são consideradas de baixa temporada.
2. Não viajar na sexta, sábado e domingo:
O dia que você da sua viagem faz muita diferença. Passagens aéreas com embarque na sexta-feira, sábado e domingo são mais caras do que nos demais dias da semana. Melhor programar sua viagem para quarta-feira.
3. Período mínimo de 7 dias, preços melhores:
As tarifas mais baratas são disponibilizadas para períodos mais longos de viagem. Busque sempre ficar no mínimo 7 dias no seu destino, se possível. Assim encontrará preços mais econômicos.
4. Compre com antecedência:
As passagens aéreas são distribuídas por classes tarifárias e há um limite de passagens que podem ser emitidas com cada tarifa. As mais baratas são aquelas disponibilizadas para no início das vendas. Cada tarifa tem um limite de disponibilidade, e quando esgotada uma nova etapa de venda é iniciada com nova tarifa.
Por isso, comprar com antecedência faz muita diferença no preço final. As tarifas mais em conta são encontradas com 90 dias (e até 180) de antecipação.
5. Receba alerta de promoções:
Esta dica é para quem já sabe qual destino visitar e quando visitá-lo. Estes viajantes podem fazer uma busca, de preferência meses antes da data reservada para a viagem e criar um alerta de preços para monitorar o valor das passagens aéreas.
Você pode receber alertas por e-mail diário, informando se houve ou não alteração no preço da busca salva. Quando o preço cair, você pode encerrar a compra, garantindo o melhor negócio para a sua viagem.
6. Programas de milhas aéreas:
Ao se fidelizar a uma companhia aérea, você pode aproveitar os pontos do cartão de crédito para reservar voos. Cada empresa tem suas próprias regras para programas de milhagem e cabe ao viajante escolher a que mais lhe agrade.
Com o cadastro, basta utilizar seu número toda vez que for viajar para acumular milhas. As companhias trocam trechos por pontos durante ofertas e promoções, permitindo que o viajante adquira passagens aéreas praticamente de graça.
7. Compare o preço dos voos:
A melhor forma de fazer isso é procurar por passagens em buscadores que mostram os valores oferecidos em diferentes sites, tanto em outros buscadores quanto em sites oficiais de companhias aéreas.
Os resultados, além de mostrar o melhor preço, você confere os preços e as condições de pagamento de outros sites, o que facilita e muito a comparação das últimas ofertas.
8. Fique de olho nas promoções:
Outro segredo valioso para quem quer economizar em suas viagens é acompanhar as publicações das companhias aéreas e de buscadores, como o Skyscanner. Vale a pena seguir perfis de empresas aéreas e buscadores nas redes sociais. Assim, sempre que uma promoção surgir, você fica sabendo de imediato, e assim poderá avaliar as promoções.
9. Seja flexível na hora de decidir a viagem:
Se não tiver data nem destino já previamente definido na hora de comprar sua passagem, com certeza terá condições de optar pelas melhores ofertas de voos, possivelmente para lugares que nunca tenha visitado antes.
A combinação de viajar para qualquer lugar e mês mais barato é a alternativa ideal para quem tem flexibilidade ao escolher o seu mês de férias, e as chances de conseguir voos mais baratos são maiores.