ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Novo atrativo do turismo esportivo em Campo Grande

Paulo Nonato de Souza | 14/08/2021 07:29
Inspirado no Tour de France, o Tour das Matas vai reunir 120 ciclistas neste domingo no Parque Matas do Segredo em Campo Grande (Foto: Carlos Porto/Arquivo Pessoal)
Inspirado no Tour de France, o Tour das Matas vai reunir 120 ciclistas neste domingo no Parque Matas do Segredo em Campo Grande (Foto: Carlos Porto/Arquivo Pessoal)

Viver a experiência de poder admirar belas paisagens naturais sobre duas rodas. Esta é a ideia do Tour das Matas, uma maratona de MTB (Mountain Bike), que acontece neste domingo, com a primeira largada às 7h, no Parque Estadual Matas do Segredo, uma unidade de conservação de 177 hectares na região do bairro Nova Lima, distante apenas 9,6 km em relação ao centro de Campo Grande.

O Tour das Matas, inspirado no Tour de France, uma competição anual de ciclismo de estrada na França, realizada pela primeira vez em 1903, vai reunir 120 atletas (homens e mulheres) em três categorias: Pró (56,7 km), Sport (40,5 km) e Turismo (16,2 km). Com inscrições já encerradas, os participantes em sua maioria são de Campo Grande e do interior de Mato Grosso do Sul, mas também de vários outros estados, segundo os organizadores.

O turismo esportivo tem sido um dos segmentos turísticos que mais atrai participação popular no Brasil, e o ciclismo é uma modalidade que tem tudo a ver com este momento de atividades ao ar livre. Não por acaso, está cada vez mais comum encontrar pessoas que, apesar de não serem atletas profissionais, viajam para participar de eventos esportivos em meio a natureza.

“A ideia de fazer o Tour das Matas é trazer as pessoas para conhecer nossas belezas naturais e promover a integração dos ciclistas à natureza com responsabilidades”, disse Carlos Porto, um dos idealizadores do evento. “Sem esquecer que a pandemia não acabou, então faremos tudo com protocolos de biossegurança, distanciamento e largadas intercaladas a cada 5 minutos entre cada categoria”, ressaltou ele.

Se no Tour de France, realizado sempre no mês de julho, os ciclistas atravessam as mais diversas e belas paisagens francesas, como os bosques da Normandia, os picos dos Alpes, as costas da Grã-Bretanha até as praias da Côte d’Azur em um percurso de 3,5 mil km, no Tour das Matas todo o cenário da prova será o Parque Estadual Matas do Segredo. Mas isso só reforça a ideia de curtir a experiência de pedalar enquanto aprecia a natureza.

O Matas do Segredo tem o título de Jardim Botânico de Campo Grande. É onde você pode ver, por exemplo, lobinhos, macacos-prego, tamanduás, veados, bugios, antas, mutuns, e ouvir cantos de pássaros raros, como o choca-barrada, chorozinho de bico comprido, o tico-tico-rei e o canário do mato. E tem mais. O lugar é uma espécie de laboratório de pesquisa científica a céu aberto, onde o passeio é uma aventura de descobertas e conhecimentos sobre plantas medicinais.

Neste domingo, o foco dos visitantes estará no percurso do Tour das Matas, que será a trilha Estrada Parque, a principal entre as 13 trilhas do Matas do Segredo, com 8,1 km. Se pensa que é moleza, está enganado. Na categoria Pró, os atletas irão pedalar os 56,7 km em sete voltas e no tempo limite de 3 horas; na Sport, os 40,5 km serão percorridos em cinco voltas com tempo limite de 2h30 e na categoria Turismo o tempo limite das duas voltas será de 1h para completar os 16,2 km.

Na categoria Pró, os atletas irão pedalar 56,7 km em sete voltas pela trilha Estrada Parque e no tempo limite de 3 horas (Foto: Carlos Porto/Arquivo Pessoal)
Na categoria Pró, os atletas irão pedalar 56,7 km em sete voltas pela trilha Estrada Parque e no tempo limite de 3 horas (Foto: Carlos Porto/Arquivo Pessoal)

Parque Estadual Matas do Segredo – Localizado no final da Rua Josefina Mingareli, no bairro Jardim Presidente, na região do Nova Lima, o parque tem 13 trilhas, mas quatro são as mais procuradas: Turista, Coral, Figueira e Estrada Parque, todas em meio a mata virgem com todo tipo de obstáculos pela frente, desde cipós, galhos de árvores e até atoleiros em alguns pontos alagados.

Por enquanto, devido a pandemia de Covid-19, o Matas do Segredo segue fechado para visitação pública. “A visitação é guiada, exige regulamentação, e um evento esportivo é mais simples, não precisa de guia e a trilha é marcada. Estamos estudando a possibilidade de retornar no final de setembro, mas ainda não é certo”, disse Katiuscia Balbuena Coeno, gestora do Parque Estadual Matas do Segredo e do Parque Estadual do Prosa.

Nos siga no Google Notícias