País asiático será primeiro no mundo a não exigir passaporte
O passaporte está com os dias contados como documento oficial e essencial para a identificação de estrangeiros em viagem a outros países. A partir de 2024 será mais fácil passar pela imigração do Aeroporto Changi, na cidade-Estado de Singapura, no sudeste asiático, porque seu sistema de controle de entrada no país estará automatizado para dispensar a apresentação de passaporte.
Com a mudança, os passageiros vão poder entrar e sair de Singapura usando apenas dados biométricos no setor de imigração “Singapura será um dos primeiros países do mundo a introduzir autorização de imigração automatizada e sem passaporte”, anunciou a Ministra das Comunicações, Josephine Teo, durante uma sessão do parlamento em que foram aprovadas várias alterações à Lei de Imigração do país.
O Aeroporto de Changi já conta com tecnologia biométrica e software de reconhecimento facial em faixas automatizadas para controle de imigração. No entanto, as novidades vão reduzir “a necessidade dos passageiros apresentarem repetidamente os documentos de viagem e permitirão um processamento mais simples e conveniente”, explicou.
A biometria será utilizada para criar um token (dispositivo eletrônico) único de autenticação para vários pontos de contato automatizados, desde a entrega de bagagem até a liberação de imigração e embarque. Dessa forma, vai ser possível acabar com a necessidade de documentos físicos de viagem, como cartões de embarque e passaportes.
O aeroporto de Singapura foi considerado por sete anos consecutivos como o melhor do mundo. O país tem 5 milhões de habitantes e recebe anualmente 6 milhões de turistas. Todos os dias, 100 mil pessoas passam pelo aeroporto Changi, que tem voos operados por mais de 100 companhias aéreas. Mas, esses não são os únicos números que impressionam.
História do passaporte – A origem do passaporte é atribuída a Europa medieval, quando as autoridades locais escreviam um documento para que outras localidades pudessem receber seus cidadãos. Atualmente, a maioria dos passaportes tem cerca de 32 páginas, sendo que 24 dessas páginas são para vistos de imigração. Uma das primeiras referências ao uso de passaporte foi feita por volta de 450 a.C. Neemias, um oficial servidor do rei Artaxerxes I, da Pérsia antiga, pediu permissão para ir a Judá.