Turismo e esporte, Furnas do Dionísio é destino do ciclismo
Um misto de turismo, história, esporte e aventura. Assim será a prova Quilombos Mountain Bike, que vai acontecer no próximo domingo, 21, na região de Furnas do Dionísio, uma comunidade quilombola localizada na área rural do município de Jaraguari, a 40 km de Campo Grande, que pertenceu ao escravo liberto Dionísio Antônio Vieira. O local é cercado de montanhas, cachoeiras e trilhas em meio a mata virgem, perfeito para pedalar e ainda contemplar belas paisagens.
A expectativa já começa pelo evento de entrega dos kits aos atletas inscritos, nesta sexta-feira, 19, das 13h às 18h30, na Neo Esporte, no Bairro Santa Fé, em Campo Grande. É que a camiseta do kit foi produzida com cores e estampas africanas, combinando com o significado da prova em uma comunidade de descendentes de escravos africanos.
Serão três categorias em disputa: Pró (102 km), Sport (58 km) e Turismo (30 km), masculino e feminino, com quatro largadas em frente ao Centro Comunitário. A primeira a largar será a categoria Pró Masculino, às 7h da manhã. Na sequência vão largar os atletas da categoria Turismo, às 7h05, e da Sport, às 7h30.
A categoria Pró é a que concentra os atletas de alto rendimento, onde a adrenalina é a mil e a concentração é total para evitar erros. No feminino, a campo-grandense Larissa Souza, de 30 anos, estava entre as favoritas da prova, mas optou por participar na categoria Sport. “Vou disputar uma prova nacional em dezembro, que será bem complicada, bem difícil, então em Furnas quero só curtir e observar as paisagens”, disse ela ao Campo Grande News.
Já a ala masculina da Pró tem o também campo-grandense Guilherme Barbosa Ferreira entre os favoritos ao lugar mais alto do pódio. Ele conta que pegou gosto pelo pedal em 2018, quando adotou a bike como veículo de transporte para o trabalho, e atualmente até já participa de ciclismo de montanha na modalidade de maratona (+ de 70 km) e do ciclismo de estrada com bikes de pneu fino. Seu resultado mais recente foi um terceiro lugar na Maratona da Mata do Segredo, na categoria Master A, prova realizada no dia 15 de outubro.
“Vai ser um desafio que exigirá resiliência e perseverança para superar a dificuldade e chegar ao final da prova e, como cada atleta conhece o seu potencial, acredito que tenho capacidade para pegar um top 5 na minha categoria”, disse Guilherme sobre sua expectativa de subir no pódio.
Pelo alto nível de disputa, curtir a natureza durante a prova em sua categoria, nem pensar. Mas, pelo que pode ver nos treinos que realizou em alguns trechos, Guilherme recomenda a comunidade quilombola de Furnas do Dionísio como um destino que vale a pena conhecer.
No trajeto, as montanhas são impressionantes e a vegetação do nosso belo cerrado fazem parte de todo o caminho. Em outras categorias da prova, como a Sport e a Turismo, mais focadas na apreciação e menos na competição, os participantes da prova poderão ver belas paisagens e momentos inesquecíveis de conexão com a natureza”, comentou Guilherme Barbosa Ferreira.
Nota: Matéria atualizada às 13h13 de 17/11/2021