ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 29º

Lugares por Onde Ando

Um destino para quem busca lugares diferentes no mundo

Por Paulo Nonato de Souza | 19/09/2023 09:02
Parque Nacional Los Glaciares, na Patagônia argentina, um lugar fora da caixa para conhecer e apreciar a natureza (Foto: Reprodução)
Parque Nacional Los Glaciares, na Patagônia argentina, um lugar fora da caixa para conhecer e apreciar a natureza (Foto: Reprodução)

Que tal fazer uma viagem fora da caixa? Algo assim, do tipo bem diferente, entre todos os lugares turísticos que já visitou antes pode ser El Calafate, um destino desafiador localizado no sul da Argentina, perto da fronteira com o Chile, no chamado campo de gelo do sul da Patagônia. A região abriga o Parque Nacional Los Glaciares, que tem no seu entorno a gigantesca geleira Perito Moreno e o famoso Glaciarium, uma junção de museu e centro glaciológico dedicado a estudar os efeitos glaciares e a promover os cuidados com o meio ambiente.

Se ficou interessado, o site Melhores Destinos tem dicas de pacotes que incluem passagem e hospedagem a partir de R$ 7.644 por casal, ou seja, R$ 3.822 em acomodação dupla no hotel Rochester Calafate  com café da manhã incluso e possibilidade de parcelamento em até 6 vezes sem juros (ou em até 12 vezes com juros). Este valor para duas pessoas é para embarque no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ida dia 02/12 e volta dia 06/12 de 2023.

Desde a cidade de El Calafate você nem precisa se deslocar muito para viver grandes emoções. A geleira Perito Moreno fica a 90 km, mas até o Glaciarium são apenas 7 km. O Glaciarium funciona em um prédio de dois pavilhões com recursos sonoros e visuais que descrevem a formação de gelo e conta a história de exploradores e cientistas que passaram pela região.

No subsolo, está montado um bar de gelo, o GlacioBar Branca, com temperatura ambiente de 10º graus negativos. Se preferir, você pode optar por conhecer a fauna local formada por condores, pumas, cervos andinos, guanacos, o nandu-de-darwin, um tipo de ave parecida com a nossa ema, raposa colorada e touro selvagem.

O Glaciarium, distante 7 km de El Calafate, um dos poucos centros de interpretação glaciológico do mundo (Foto: Reprodução)
O Glaciarium, distante 7 km de El Calafate, um dos poucos centros de interpretação glaciológico do mundo (Foto: Reprodução)

Estamos na primavera, mas já com clima de verão, que oficialmente vai começar no dia 23 de dezembro. Quem já esteve em El Calafate sugere que o verão é a melhor época para visitar a região. É quando a temperatura fica mais amena, não tão baixa, os dias são bem mais longos e o visitante tem muito mais tempo para fazer passeios e observar as geleiras.

Se gostou da dica é bom não perder tempo para garantir sua viagem no verão que se aproxima. Os valores dos pacotes podem variar junto com os preços das passagens aéreas. Sempre é possível haver variação para mais ou para menos. Portanto, pesquise, faça suas buscas. No site da Zarpo, agência de viagens brasileira online fundada em 2011, tem detalhes do hotel em El Calafate.

Nos siga no Google Notícias