Toyota lança no Brasil o novo Prius 2016
O modelo faz 18,9 km/l na cidade e tem autonomia de 812 km
A Toyota do Brasil apresentou nesta terça-feira (07), a quarta geração do Prius. O modelo é o veículo de maior sucesso global com a tecnologia híbrida e o primeiro a ser construído sobre a nova plataforma TNGA, (Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura Global da Toyota, em tradução para o português), além disso o carro tem visual ainda mais futurístico e inúmeros avanços aerodinâmicos e tecnológicos.
Desde o seu lançamento o Prius já vendeu 5,7 milhões de unidades em mais de 90 países, em setembro do ano passado, a empresa lançou seu desafio ambiental global, onde pretende diminuir em até 90% a emissão de CO 2 originadas por veículos novos até 2050. Isso significa que quase todos os modelos comercializados pela Toyota, até lá, serão híbridos, elétricos ou alimentados por célula de combustível.
O visual é sem dúvidas o que mais chama a atenção, o modelo tem a sua silhueta triangular, partindo desde o emblema frontal da Toyota e das linhas ao longo do capô, passando sobre a parte superior da cabine e se estendendo até a traseira.
Comparado a geração anterior, o veículo está 60 mm mais comprido (4.540 mm), 15 mm mais largo (1.760 mm) e 20 mm mais baixo (1.490 mm). O espaço na cabine também aumentou, são 15 mm a mais de comprimento (2.210 mm) e 20 mm na largura (1.490mm). O porta-malas comporta 412 litros e sua abertura ganhou 84 mm em sua largura.
No interior, o novo Prius vem com vários itens de conforto e tecnologia, entre eles ar-condicionado dual zone com comando S-Flow, capaz de concentrar o fluxo de ar apenas nas áreas da cabine onde há ocupação, carregador de celular sem fio (compatível para aparelhos com essa tecnologia) e sistema de navegação integrado, head-up display colorido e TV digital.
Comercializado em versão única, o híbrido da Toyota também oferece de série banco do motorista com regulagem de altura e distância, além de regulagem lombar elétrica, revestimento em padrão couro e material sintético nos assentos, aquecimento dos bancos dianteiros, vidros elétricos nas quatro portas, com função “um toque” e sistema antiesmagamento, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, travas elétricas, descansa braços traseiro (16 mm mais largo em comparação com a geração anterior) com porta-copos, retrovisores externos elétricos, retráteis e com indicadores de direção, retrovisor interno eletrocrômico, volante em padrão couro com comandos integrados do áudio e do computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro, aviso sonoro de faróis ligados, entre outros.
O sistema multimídia conta com rádio AM/FM, CD e MP3 player, conexões Bluetooth®, USB e AUX, além de sistema de navegação em uma tela de 7” sensível ao toque,
Motorização
O Novo Prius vem equipado com o sistema Hybrid Synergy Drive da Toyota em sua nova geração e combina um motor a gasolina de 1.8 litro VVT-i de ciclo Atkinson, com 98 cv de potência a 5.200 giros e 14,2 kgfm de torque a 3.600 rpm, que foi redesenhado e teve redução de tamanho e peso. Esse propulsor funciona em conjunto com outro elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.
Os dois motores juntos entrega potência combinada estimada de 123 cv, priorizando o baixo consumo de combustível. Em testes realizados pela Toyota no Japão, ele acelerou de 0 a 100 km/h em 11 segundos.
A bateria híbrida de níquel, responsável por alimentar o motor elétrico do Prius, antes localizada no porta-malas, foi transferida para a parte inferior direita do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes. Uma entrada de ar foi introduzida no banco do passageiro, otimizando o arrefecimento da bateria híbrida e melhorando sua performance.
O Prius possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. A transmissão do Novo Prius continua ser do tipo CVT.
Segundo a marca o Prius faz 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovias.
A quarta geração do Prius chega ao mercado no dia 8 de junho, por R$ 119.950,00, o que o mantém como o veículo híbrido mais acessível à venda no Brasil.
Confira a galeria de imagens: