ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 23º

Artigos

Gestão financeira ajuda o médico a focar no que mais importa: o paciente

Gustavo Queiroz (*) | 02/09/2023 13:30

Eu li em um artigo certa vez que, quando estamos no colégio, aprendemos sobre cada detalhe de uma célula, mas não aprendemos como declarar imposto de renda e lidar com o próprio dinheiro. Essa frase me pegou, porque não saber administrar bem o próprio dinheiro é, de fato, um problema da maioria das pessoas.

Imagine, então, quando essas pessoas recebem seus pagamentos em datas diferentes, de clientes diferentes. É assim a rotina de muitos médicos e profissionais de saúde, que muitas vezes prestam serviços para estabelecimentos diversos, têm prazos de recebimento distintos e precisam controlar suas finanças como qualquer outro empreendedor em meio a uma agenda intensa de trabalho.

É extremamente atraente a possibilidade de ter acesso a uma plataforma que concentre todos os pagamentos, gere as notas fiscais e mostre exatamente o que já entrou na conta e o que está previsto para entrar. Dessa forma, as ferramentas de antecipação de recebíveis oferecem uma série de vantagens para hospitais e clínicas ao lidar com o pagamento de médicos e outros profissionais de saúde. Os benefícios são sentidos tanto por quem paga quanto por quem recebe. Veja algumas das vantagens.

Melhoria no fluxo de caixa: As clínicas e hospitais muitas vezes têm que lidar com ciclos de pagamento prolongados, já que o repasse dos serviços prestados pode demorar semanas ou até meses para ocorrer. Com as ferramentas de antecipação de recebíveis, os estabelecimentos podem organizar melhor o fluxo de caixa, o que melhora significativamente a gestão financeira.

Pagamentos pontuais: A antecipação de recebíveis permite que os hospitais e clínicas realizem pagamentos aos médicos e profissionais de saúde de forma mais consistente e pontual. Isso ajuda a manter uma relação de confiança com esses profissionais, incentivando a continuidade da prestação de serviços e evitando atrasos nos pagamentos que possam afetar sua motivação e produtividade.

Atração e retenção de talentos: Ao oferecer pagamentos pontuais e previsíveis, as instituições de saúde se tornam mais atraentes para médicos e profissionais de saúde talentosos. Isso pode aumentar a capacidade da clínica ou hospital de atrair e reter profissionais qualificados, melhorando a qualidade dos serviços prestados e, por sua vez, atraindo mais pacientes; torna-se um grande ciclo virtuoso.

Facilitação da gestão financeira: Com fluxos de caixa mais previsíveis, os hospitais e clínicas podem planejar melhor suas finanças e investimentos. Isso permite que eles tomem decisões mais embasadas sobre expansão, aquisição de equipamentos médicos e outras tantas outras melhorias, contribuindo para o crescimento e o aprimoramento das instalações e serviços oferecidos.

Agilidade: A antecipação de recebíveis pode simplificar a administração financeira, reduzindo a carga de trabalho associada à cobrança e ao acompanhamento de pagamentos pendentes. Isso permite que a equipe administrativa concentre mais tempo e recursos em outras atividades críticas, como atendimento ao paciente e melhoria dos processos internos.

Vantagem competitiva: Instituições de saúde que adotam ferramentas de antecipação de recebíveis ganham uma vantagem competitiva ao oferecer uma experiência mais positiva tanto para médicos quanto para pacientes. Isso pode resultar em maior reputação, indicações de pacientes satisfeitos e um ambiente de trabalho mais atrativo para profissionais de saúde.

Ter estabelecimentos mais eficientes e competitivos também é fundamental no setor da saúde. Usar as ferramentas certas para se relacionar com os prestadores de serviços médicos melhora significativamente as operações financeiras, administrativas e até mesmo a qualidade dos serviços prestados por hospitais e clínicas. É um grande apoio para ajudar esses parceiros a desenvolver o melhor trabalho, se preocupando com o que há de mais importante: a saúde do paciente

Nos siga no Google Notícias