ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Agendamento para emissão do novo RG reabre no feriado

Devido ao feriado de amanhã, agendamento para junho e julho estará disponível somente online

Por Jéssica Fernandes | 29/05/2024 12:19
Agendamento para emissão do novo RG reabre no feriado
Homem realizando a coleta de digitais para novo RG, no Pátio Central de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

O agendamento para a emissão do novo RG digital (Registro Geral) reabre na quinta-feira (30) em todo Mato Grosso do Sul. Conforme o Instituto de Identificação, as vagas são para junho e julho, porém não foi informado quantas estarão disponíveis nesses dois meses na Capital e interior.

Devido ao feriado de Corpus Christi, o serviço será realizado apenas na modalidade online através do site da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública). Os postos de atendimento estarão fechados neste dia.

Entre as vantagens do novo RG está a redução no número de fraudes já que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF. A nova carteira conta com um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento, além de saber se o mesmo foi furtado ou extraviado. Além disso, o RG digital traz inclusão, pois não existe mais distinção entre nome social e nome do registro civil.

Apesar dessas melhorias, os sul-mato-grossenses não precisam correr para atualizar o RG. Os antigos, emitidos nos últimos dez anos, são válidos até 2032.  A 1ª via do documento é gratuita e só será cobrada emissão em caso de perdas e roubos (2º via).

Facilidade - Com o novo modelo do RG, o cidadão tem todos os documentos em um único lugar, sendo CPF, PIS/PASEP (Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público), CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Cartão do Sistema Único, título de eleitor, título militar e carteira de trabalho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias