Avaliação de gestores sobre pandemia deve ser diária, diz Mandetta
Ex-ministro diz que a avaliação depende dos riscos de contágio, com a estrutura de saúde disponível
O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que os gestores municipais e estaduais precisam fazer uma avaliação diária sobre o cenário da pandemia, para então decidirem sobre restrições ou liberação de atividades.
“Deve ser uma avaliação diária, se constatar que está mais controlado, mais seguro, libera mais, até porque a economia precisa girar, mas se houver um aumento (casos), segura mais um pouco. Tem que ser dia a dia", explicou ele, em entrevista ao Campo Grande News.
Ele ressaltou que houve no Brasil um enfrentamento ao vírus, com isolamento de até 80% durante três semanas, mas entende que com o tempo precisa voltar algumas atividades, para a economia funcionar. Por isso defende que as decisões devem sejam tomadas de acordo com os dados.
Segundo ele, uma das formas de avaliar é levar em conta o “risco de contaminação”, com a capacidade de atendimento das unidades de saúde. “Se conseguirmos este equilíbrio, não iremos ver aquelas cenas que ocorreram na Itália e até em Nova York”.
O ex-ministro alega que o isolamento deu tempo para o Brasil melhorar a estrutura do SUS (Sistema Único de Saúde) em diversas unidades de saúde, para enfrentar o momento mais difícil da crise.
Sobre o pico da doença no Brasil, mencionou que será proporcional aos cuidados da sociedade. “As pessoas usarem máscaras, transporte público sem aglomeração, assim vai se construindo a imunidade coletiva com equilíbrio”, descreveu.