Boletim mostra tendência de aumento em covid-19 entre adultos em MS
Dados das últimas seis semanas apontam para possível crescimento de internações
Levantamento do InfoGripe, boletim da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), mostra Mato Grosso do Sul como um dos cinco estados brasileiros com tendência de aumento nas internações devido à covid-19 entre a população adulta. Os demais são Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A análise se baseia em casos registrados nas últimas semanas epidemiológicas para a síndrome respiratória aguda grave, que inclui outras doenças além da covid-19. Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul aparecem junto a Mato Grosso do Sul nesse quadro geral.
A edição mais recente do boletim InfoGripe foi publicada nesta sexta-feira (6), com dados das últimas seis semanas. O material destaca o aumento do número de unidades federativas com casos de síndrome respiratória aguda grave associada à covid-19.
Marcelo Gomes, pesquisador coordenador do boletim, demonstra preocupação com o aumento associado à covid-19.
"A gente já tinha o sinal no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Goiás também. Agora, a gente já observa esse sinal também em Minas Gerais, nos estados da região Sul e no Distrito Federal. Então, temos agora um volume maior, um território mais amplo do nosso país com essa situação, com esse cenário de crescimento nas novas internações associadas à covid-19, especialmente na população de idade mais avançada", disse.
Idades - Com relação às faixas etárias, o cenário aponta interrupção do crescimento das síndromes nas que haviam sofrido maior impacto: crianças e adolescentes entre 2 e 15 anos.
Revela, entretanto, aumento entre a população de idade avançada, conforme falou o coordenador do Infogripe. Em Campo Grande, segundo a publicação, crescimento também é acompanhado em relação a essa faixa etária. Gráficos mostram alta, mas com oscilação entre as últimas semanas.
Vacina - Diante desse quadro, é importante estar com a vacinação contra a covid-19 e gripe em dia.
Em Campo Grande, mais de 70 unidades disponibilizam o imunizante de segunda a sexta-feira.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.