“Cadê a segurança?”, afronta hacker após invasão de sites das polícias e governo
“Tá dominado”, assinou autor dos ataques; perfis no Twitter comemoraram “conquista” de colega
Hacker decidiu testar quão seguros contra ataques cibernéticos são os sites das polícias Civil e Militar de Mato Grosso do Sul e ainda o portal do Governo do Estado. Há dois dias, perfil no Twitter identificado como @tyof1uu comemorou a invasão página da Polícia Civil e deu os créditos do feito para o @wlrd1337. “Cadê a segurança?”, afrontou.
No início da tarde desta quarta-feira (14), foi a vez do site da PM ser invadido. Foi o perfil @wlrd1337 quem reivindicou a autoria do ataque dizendo: “Pwned [termo inglês que significa que algo foi dominado]”, seguindo da assinatura.
“Parabéns à Polícia Civil do MS por ter arrumado seu site. Agora, vamos ver a Polícia Militar de MS”, afirmou o hacker, que também divulgou vídeo do Youtube com a música “California Dreamin”, da banda californiana The Mamas & The Papas, que fez sucesso nos anos 60.
Mais tarde, o portal do Governo de Mato Grosso do Sul também saiu do ar. Além de ser a agência oficial de notícias da administração estadual, a página contém a agenda oficial do governador e dá acesso a todos os outros sites “ms.gov.br”. Horas depois, por volta das 17h, os acessos foram restabelecidos.
Por meio da assessoria de imprensa, a PMMS informou que tão logo a corporação percebeu a invasão, a SGI (Superintendência de Gestão de Informações), responsável pela manutenção do site, foi acionada.
O Governo do Estado, também por meio da assessoria, informou que apesar do ataque virtual, o controle não foi totalmente perdido pela equipe da SGI. “Vale frisar que os ataques atingiram apenas o portal, ou seja, o acesso ao conteúdo on-line. Os sistemas do Governo do Estado estão todos funcionando normalmente, garantindo a continuidade da prestação de serviços presenciais nos órgãos públicos, na Capital e no interior”.