ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Campanha nacional quer implementar cantina saudável "de dentro para fora"

Começando pelas famílias e escolas e não pelo poder público, entidades querem incentivar melhor alimentação

Lucia Morel | 25/06/2023 15:25
Estufa de escola em Campo Grande que cumpre lei da cantina saudável. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Estufa de escola em Campo Grande que cumpre lei da cantina saudável. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

A antiga luta por uma alimentação melhor na infância e nas escolas continua. Campanha nacional das entidades Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Desiderata, Fian e ACT Promoção da Saúde quer movimentar o assunto e tentar fomentá-lo junto às famílias e às escolas e não mais começando pelo poder público.

Em Mato Grosso do Sul, lei estadual sobre o tema foi enterrada, mas a municipal subsiste. Em 2011, a Capital aprovou a Lei 4.992, que proíbe a comercialização de balas, pirulitos, gomas de mascar, biscoitos recheados, refrigerantes, sucos artificiais e salgadinhos industrializados nas escolas, seja pública ou particular. As cantinas passaram, desde então, a oferecer cardápio com opções saudáveis: salgados assados, frutas e sucos.

Apesar de ter sofrido resistência de Federação do Comércio e da Indústria, a legislação foi mantida. A lei estadual, de 2013 e de teor semelhante, entretanto, sucumbiu. No mês de outubro daquele ano, o Tribunal de Justiça julgou, no mérito, que a legislação era inconstitucional.

Sepultada pela Justiça, a lei já teve várias tentativas de ser “ressuscitada” na Assembleia Legislativa. Em 2017, uma nova legislação sobre a Cantina Saudável foi aprovada pelos deputados estaduais, mas proposta foi vetada pelo governo. A justificativa foi de que o tema invadia a competência do Poder Executivo, além de legislar sobre área de “livre comércio” e regras da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Assim, nova campanha pretende orientar quem está fora da esfera política e, dessa forma, tentar fazer o mecanismo da alimentação saudável funcionar de dentro para fora. O mote é “Comer bem na escola: essa é uma lição pra vida toda”.

Conforme as entidades, a campanha vai difundir informações sobre a importância de políticas públicas que promovam a alimentação saudável nas escolas, convocando famílias e instituições a incentivarem e favorecerem o consumo de alimentos e bebidas naturais ou pouco processados. Tanto os responsáveis quanto as escolas podem saber mais sobre o assunto aqui.

Nos siga no Google Notícias