Casos em investigação crescem 10 vezes, mas prefeituras atrasam atualização
Estado chegou aos 693 infectados oficialmente, registrou a 17ª morte e também avança na quantidade de pacientes internados, são 27
Mais 52 pessoas foram infectadas pelo coronavírus em Mato Grosso do Sul desde ontem. Mas no boletim desta quarta-feira o que chama atenção são 770 casos em investigação. Até ontem era só 77 pessoas monitoradas.
Cresceram as testagens, mas as prefeituras também estão enviando os dados ao Estado com atraso, o que prejudica a atualização, segundo a Secretaria de Saúde. "Fazemos um apelo para que os secretários de saúde fechem os casos", diz o secretário de Saúde Geraldo Resende.
Segundo o governo, os testes de covid-19 já foram feitos com essas 770 pessoas, os laboratórios enviaram os resultados aos municípios, mas as prefeituras ainda não repassaram à SES.
"Hoje 70 municípios de Mato Grosso do Sul tem algum dos casos que não foram encerrados (investigados). Já entramos em contato com esses municípios...para que a gente possa consolidar de forma mas ágil a atualização", explica a secretária-adjunta de Saúde, Christianne Maymone.
Nesta quarta-feira, já são 693 casos oficiais, com a 17ª morte confirmada. Uma senhora de 83 anos faleceu na madrugada de hoje no Hospital da Unimed, em Campo Grande, o que coloca a capital disparada no número de óbitos pela covid-19 no Estado. São 6 no total.
A interiorização dos casos segue em Mato Grosso do Sul. O surto em Guia Lopes voltou a mostrar avanço, com 13 contaminados desde ontem. Os demais casos são 3 em Bataguassu, 2 em Brasilândia, 1 em Camapuã, 1 em Deodápolis, 1 em Glória de Dourados, 3 em Douradina, 6 em Fátima do Sul, 3 em Vicentina, 1 em Paraíso das Águas e 3 em Ponta Porã.
Guia Lopes ainda lidera em incidência e deve continuar nesse ritmo. "É natural porque estão investigando mais casos. Mas, a partir do momento que a gente aumenta a testagem a gente aumenta o isolamento também", diz a secretária-adjunta
A Secretaria de Saúde também verifica aumento gradual e frequente da covid-19 em municípios sedes de regiões, por conta dos drive thrus instalados nesses polos. Dourados registrou mais 5 infectados, Três Lagoas outros 2 e Campo Grande registrou 6 contaminados desde ontem.
"Nossa estratégia de drive thru tem dado certo para identificar rapidamente o número de casos e promover o isolamento", avaliou Christianne Maymone.
Internados - Hoje cresceu o número de pessoas internadas. O máximo até agora era 23, mas nesta quarta-feira são 27 pacientes em hospitais, 11 em leitos de UTIs.
"Os números mostram mais uma vez a nossa preocupação. Para cada conjunto de 100 pacientes, de 8 a 10% desses pacientes vão precisar de UTIs, além dos que vão precisa de leitos clínicos", lembrou Geraldo Resende.