Com "fila de espera", avião trazendo carga da Astrazeneca consegue pousar em MS
Nesta quinta-feira, motoristas dos municípios fizeram fila para levar doses ao interior depois de voo atrasar
Atraso de voo com novo lote de 50,5 mil vacinas contra a covid-19 gerou "fila de espera" com mais de 30 motoristas vinculados aos municípios de Mato Grosso do Sul. Depois de atraso, por falta de condições para pousar, finalmente, as doses chegaram à CEV (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica) na tarde de hoje.
Previsto para chegar às 10 horas desta quinta-feira (6), o avião fretado pelo Ministério da Saúde não conseguiu pousar e retornou à Brasília. Depois de melhora no tempo, o repasse foi feito e a previsão de distribuição deve ter início a partir das 15 horas.
Estão na lista de espera Nova Alvorada do Sul, cujo motorista chegou primeiro às 7h30, Jateí, Sonora, Bataguassu, Paranhos, Rio Verde, Rio Negro, Costa Rica, Caarapó, Jardim, Dourados, Japorã, Coronel Sapucaia, Figueirão, São Gabriel do Oeste, Itaporã, Deodápolis, Taquarussu, Chapadão do Sul, Brasilândia e a própria Campo Grande.
Além dessas, Anastácio, Amambai, Camapuã, Corumbá, Glória de Dourados, Juti, Santa Rita do Pardo, Porto Murtinho, Miranda, Maracaju, Aral Moreira e Três Lagoas também estavam aguardando, conforme apurou a reportagem.
Expectativa - Vindo de Figueirão, a 246 quilômetros de Campo Grande, o motorista Thiago Capilé, de 36 anos, é servidor municipal há três anos e por conta da pandemia tem atuado no transporte de pacientes e de vacinas. "São seis horas de ida e volta e hoje é a primeira vez que atrasa. Dá uma 'ansiedadezinha' em pensar se vai chegar ou não por conta do tempo".
"Fico sempre preocupado com a responsabilidade de vir e buscar. Sei que é importante para o município e quero levar isso com segurança para levar rápido para a população, para todo mundo ficar imunizado”, conta.
No geral, a maioria dos motoristas municipais vêm com outras demandas à Capital e aproveitam a viagem para também realizar o transporte dos imunizantes, ou vice-versa. Muitos já se conhecem e acabam ficando nas proximidades do órgão da SES (Secretaria Estadual de Saúde) aguardando. Devido a essa espera, eles até enfileiraram as caixas próprias para armazenamento das doses, por ordem de chegada.
Ao todo, 915,5 mil doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde a Mato Grosso do Sul - das quais 791,5 mil foram aplicadas, contemplando 20,3% do total de população com ao menos uma dose e 7,8% imunizado com as duas aplicações.
Além disso, a covid-19 já fez mais de 5,9 mil vítimas e o Estado acumula 253,6 mil casos confirmados desde o início da pandemia.
Confira a galeria de imagens: