Com mais de 19 mil ocorrências de furtos, Polícia Civil dá dicas de segurança
Deixar as luzes acessas e combinar vigilância comunitária pode espantar ação dos ladrões
Estatísticas da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), mostraram que só neste ano em 19.281 ocorrências de furtos em Mato Grosso do Sul, só na Capital foram 9.764 casos.
Para prevenir a população contra eventuais crimes nas residências, a PCMS (Polícia Civil de Mato Grosso do Sul) elencou dicas de segurança para dificultar a ação dos criminosos em locais fechados.
Os arrombamentos são mais comuns pelas portas dos fundos das casas, apontou a PC, então é orientado que as entradas nesta área sejam reforçadas, desde trincos e travas nas portas e janelas, até trancas, correntes e cadeados nos pontos mais vulneráveis.
Também não é recomendado guardar objetos de valor nas casas, e se não tiver como guardar sob custódia dos bancos, usar cofres de segurança.
Alarmes e câmeras de seguranças devem ser testados periodicamente, além de luzes mantidas acesas durante a noite. Também é válido conversar com vizinhos para manter uma relação de confiança e monitoramento mútuo.
Caso a família saia de férias, não divulgue que vão viajar nas redes sociais e sempre leve as chaves da casa, nunca deixe em locais improvisados, como debaixo do tapete, próximo às janelas ou em vasos de plantas. Nos casos de apartamentos, também não deixe as chaves na portaria.