ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Comissão da Câmara aprova texto que permite a estados legislar sobre armas

Após ações de inconstitucionalidade abertas pela AGU, deputados federais se movimentam em favor dos estados

Por Lucia Morel | 21/12/2023 14:26
Policial manipula uma pistola. (Foto: Diego Vara/Agência Brasil)
Policial manipula uma pistola. (Foto: Diego Vara/Agência Brasil)

Dois dias depois de a AGU abrir processo no STF (Supremo Tribunal Federal) sobre inconstitucionalidade de leis dos Estados – entre eles Mato Grosso do Sul – sobre armamentos, a Câmara Federal aprovou projeto de lei complementar que passa aos entes federados e ao Distrito Federal a competência para legislarem sobre posse e porte de armas de fogo usadas em defesa pessoal, práticas desportivas e controle de espécies exóticas invasoras.

O relator do projeto, deputado Junio Amaral (PL-MG), defende que “as realidades distintas nos vários estados demandam análises específicas”. A proponente, deputada Caroline de Toni (PL-SC), diz que a Constituição permite que algumas competências exclusivas da União sejam delegadas a estados e que as regras sobre armas devem considerar as peculiaridades regionais.

A proposta ainda passará por análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e pelo plenário da Câmara dos Deputados. Atualmente, a Polícia Federal é a responsável por conceder posse e porte de armas de fogo no país.

Pelo texto, o porte e a posse valerão somente no território do estado e poderão ser concedidos apenas a quem comprovar residência no local. O estado terá de instituir sistema de controle de armas, ligado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça, que controla e monitora os armamentos em poder da população.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias