Drive-thru em Dourados fará 30 exames por dia; em Três Lagoas, serão 20 testes
Municípios do interior ganharão sistema a partir da próxima semana, segundo a SES
Em transmissão ao vivo nesta quinta-feira (23), o secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, detalhou a capacidade diária de exames realizados via sistema drive-thru em Dourados e Três Lagoas. A testagem nos municípios do interior começa na próxima semana.
Segundo Resende, o drive-thru de Dourados vai funcionar às segundas, quartas e sextas-feira, com possibilidade de coletar até 30 amostras para identificação da covid-19 por dia. A cidade soma 11 casos confirmados da doença até agora.
Já Três Lagoas, com 24 casos identificados e três mortes, vai agendar a coleta de amostras às terças e quintas. Geraldo Resende adiantou que serão 20 procedimentos diários no município.
Os testes serão do tipo biologia molecular, considerado padrão “ouro” para identificação ad covid-19. Hoje, o governo do Estado adicionou mais 10 mil destes exames ao estoque, buscados na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro (RJ).
Campo Grande adotou o drive-thru há duas semanas. O modelo funciona no quartel central do Corpo de Bombeiros e já testou 567 pessoas sintomáticas. Destas, 12 tiveram contaminação pela covid-19 confirmada.
Conforme comenta Resende diariamente nas transmissões ao vivo, a tendência é que os drive-thrus de Dourado e Três Lagoas também sejam instalados em unidades dos Bombeiros.