Secretário anuncia drive-thru para exames de novo coronavírus em Dourados
Sistema já implantado em Campo Grande deve ser instalado no interior com o auxílio da UFGD
O secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, confirmou nesta terça-feira (14), durante transmissão ao vivo, que Dourados também adotará o drive-thru para realização de exames de novo coronavírus. O sistema deve ser instalado até a próxima semana.
A SES articula descentralização da realização dos testes para identificar a contaminação pela doença há semanas. Hoje, somente Lacen (Laboratório Central) e laboratório da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, fazem o procedimento.
No município - distante 230 quilômetros de Campo Grande -, os exames devem ser realizados em parceria com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). A instituição já adota o drive-thru no reforço da campanha de vacinação contra a gripe.
Em Campo Grande, o modelo serviu para colher 72 amostras ontem (seis pessoas agendaram, mas desistiram), remetidas ao laboratório da UFMS. Os resultados devem sair entre hoje e amanhã.
Nesta terça, segundo Resende, mais 50 coletas foram agendadas no drive-thru. O sistema foi implantado no quartel central do Corpo de Bombeiros, Centro da Capital.
Os testes feitos são do tipo biologia molecular, considerado mais eficaz na constatação do novo coronavírus.
Mato Grosso do Sul já soma 115 casos confirmados e quatro mortes. Outros 18 estão sob investigação.