ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  14    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Em MS, 65 pessoas morrem vítimas de queimaduras por ano

Dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde apontam que o Estado registrou 395 óbitos em cinco anos

Idaicy Solano | 03/06/2023 18:13
Criança hospitalizada após sofrer acidente doméstico que causou queimaduras. (Foto: Divulgação/Santa Casa)
Criança hospitalizada após sofrer acidente doméstico que causou queimaduras. (Foto: Divulgação/Santa Casa)

Mato Grosso do Sul registrou 395 mortes por queimaduras, térmicas ou elétricas, entre 2015 e 2020. A média é de 65 mortes por ano, conforme os dados do Boletim Epidemiológico n° 47, de dezembro de 2022, do Ministério da Saúde. No Brasil, foram contabilizadas mais de 19 mil vitimas fatais.

As queimaduras podem ser classificadas, segundo os agentes etiológicos, como térmicas, elétricas e outras queimaduras. Os acidentes térmicos foram responsáveis por mais de 10 mil mortes no país, o equivalente a 53% dos óbitos. Já os acidentes elétricos foram responsáveis por mais de nove mil mortes. A faixa etária com maior número de vítimas foi dos 20 aos 59 anos.

A vice-presidente da SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras) Kelly Danielle de Araújo, observa que o maior risco de acidente está atrelado à hábitos do cotidiano, como o uso de eletricidade irregular, carregadores de celular deixados conectados em tomadas e uso de fios não adequados. A vice-presidente ainda cita como fator de risco o hábito de fazer reparos e ligações elétricas, sem considerar as medidas de segurança.

Junho Laranja - Com o slogan "Não se choque. Eletricidade queima", a SBQ deu início a campanha na última quinta-feira (1°), com apoio da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).

O tema da campanha de 2023 foi idealizado após a divulgação dos dados pelo Ministério da Saúde, após números ascenderem alerta para os riscos de acidentes com queimaduras e os traumas que podem causar.

As ações envolvem apresentações teatrais, seminários, lives e divulgação de material explicativo sobre os riscos e meio de prevenção, em conjunto com as diretorias regionais da sociedade e empresas parceiras.

O presidente da SBQ Marcus Barroso, destaca que a campanha busca educar toda a sociedade civil na luta contra as queimaduras, por meio de eventos, palestras, materiais educativos e ações nas mídias sociais. "Ao adotar medidas simples em nosso dia a dia e compartilhar conhecimentos com outras pessoas, podemos contribuir para a redução das queimaduras e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida de todos".

Nos siga no Google Notícias