ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Em MS, mais de 25 mil adolescentes entre 10 e 19 anos estão com excesso de peso

Diagnósticos do SUS apontaram que 8 mil estão com obesidade e 2,2 mil com obesidade grave no Estado

Jhefferson Gamarra | 18/10/2022 17:27
Movimentação de adolescentes em um terminal da Capital (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Movimentação de adolescentes em um terminal da Capital (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

De janeiro até o início de outubro, o SUS (Sistema Único de Saúde) atendeu mais de 70 mil adolescentes entre 10 e 19 anos de idade em Mato Grosso do Sul,  segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde. Desses, mais de 25 mil foram diagnosticados com sobrepeso, obesidade ou obesidade grave.

De acordo com o Ministério da Saúde, o sobrepeso e a obesidade vêm se tornando uma realidade na vida e na saúde de crianças e adolescentes. Dos jovens diagnosticados em Mato Grosso do Sul, 15 mil estão com sobrepeso, 8 mil com obesidade e 2,2 mil com obesidade grave.

Em todo o Brasil, mais de 4,4 milhões de adolescentes foram acompanhados pelo SUS no mesmo período, sendo que, desses, quase 1,4 milhão possuem sobrepeso, obesidade ou obesidade grave.

A PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição) reconhece a obesidade como um problema de saúde pública. Segundo a pasta da saúde, a obesidade vêm se tornando uma realidade na vida e na saúde de crianças e adolescentes. Nesse contexto, ministério alerta para que “sejam prioritárias as ações de promoção da alimentação adequada, de prevenção da obesidade e intervenções para a construção de ambientes alimentares mais saudáveis”.

Nos siga no Google Notícias