Em MS, mais de 25 mil adolescentes entre 10 e 19 anos estão com excesso de peso
Diagnósticos do SUS apontaram que 8 mil estão com obesidade e 2,2 mil com obesidade grave no Estado
De janeiro até o início de outubro, o SUS (Sistema Único de Saúde) atendeu mais de 70 mil adolescentes entre 10 e 19 anos de idade em Mato Grosso do Sul, segundo o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde. Desses, mais de 25 mil foram diagnosticados com sobrepeso, obesidade ou obesidade grave.
De acordo com o Ministério da Saúde, o sobrepeso e a obesidade vêm se tornando uma realidade na vida e na saúde de crianças e adolescentes. Dos jovens diagnosticados em Mato Grosso do Sul, 15 mil estão com sobrepeso, 8 mil com obesidade e 2,2 mil com obesidade grave.
Em todo o Brasil, mais de 4,4 milhões de adolescentes foram acompanhados pelo SUS no mesmo período, sendo que, desses, quase 1,4 milhão possuem sobrepeso, obesidade ou obesidade grave.
A PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição) reconhece a obesidade como um problema de saúde pública. Segundo a pasta da saúde, a obesidade vêm se tornando uma realidade na vida e na saúde de crianças e adolescentes. Nesse contexto, ministério alerta para que “sejam prioritárias as ações de promoção da alimentação adequada, de prevenção da obesidade e intervenções para a construção de ambientes alimentares mais saudáveis”.