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Cidades

Em MS, número de mulheres que pedem ajuda pelo serviço Ligue 180 cresce 18,7%

Canal é uma das ferramentas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica

Por Kamila Alcântara | 06/02/2025 14:57
Em MS, número de mulheres que pedem ajuda pelo serviço Ligue 180 cresce 18,7%
Central de atendimento do Ligue 180 (Foto: Vitor Vasconcelos)

No último ano, mais mulheres do Mato Grosso do Sul buscaram ajuda pelo Ligue 180 para dar fim ao ciclo de violência doméstica. Dados do Ministério das Mulheres mostram que o aumento foi de 18,7% nas ligações, comparado 2023 com 2024.

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O Mato Grosso do Sul registrou um aumento de 18,7% nas ligações para o Ligue 180, serviço de apoio a mulheres vítimas de violência doméstica, entre 2023 e 2024. Segundo o Ministério das Mulheres, mais de 1,2 mil denúncias foram feitas pelas próprias vítimas e 782 por terceiros, totalizando quase 2 mil denúncias, com 131 realizadas via WhatsApp. A maioria das vítimas são mulheres pretas e pardas, e os principais agressores são os companheiros. A ministra Cida Gonçalves destacou que o aumento nas ligações reflete maior confiança no serviço, que tem investido na capacitação de profissionais para melhor atendimento e encaminhamento das denúncias.

Entre as denúncias no ano passado, mais de 1,2 mil foram feitas pela própria vítima e 782 por terceiros. Ao todo, foram quase 2 mil denúncias, sendo 131 delas por WhatsApp.

No estado, a frequência diária de violência foi relatada em 910 atendimentos, enquanto 367 disseram que as agressões ocorrem ocasionalmente. Já o perfil das vítimas, pretas e pardas, ainda são as mais frequentes (1,1 mil) e os companheiros continuam sendo os principais agressores (833).

Por nota, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, disse que o aumento significativo no número de atendimentos realizados pela central reflete a maior confiança da população brasileira na ferramenta.

"Temos investido na capacitação das profissionais que realizam o atendimento e o acolhimento das mulheres, tanto para a informação sobre direitos e serviços da rede como para o correto tratamento e encaminhamento das denúncias aos órgãos competentes, aumentando a confiança no canal", defendeu.

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