ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  06    CAMPO GRANDE 25º

Política

Câmara quer audiência para discutir mudança em lei do Conselho Tutelar

Na manhã desta quinta-feira (6), conselheiros tutelares de Campo Grande foram recebidos pelo vereador Papy

Por Lucas Mamédio | 06/02/2025 14:42
Câmara quer audiência para discutir mudança em lei do Conselho Tutelar
Conselheiros tutelares reunidos com presidente da Câmara, vereador Papy (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quinta-feira (6), conselheiros tutelares de Campo Grande foram recebidos pelo presidente da Câmara de Vereadores, vereador Epaminondas Neto, conhecido como Papy (PSDB), para discutir o projeto de lei, de autoria do Executivo, que visa reorganizar a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ainda neste mês, será realizada uma audiência pública para ampliar o debate sobre o tema.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Conselheiros tutelares de Campo Grande se reuniram com o presidente da Câmara, vereador Papy, para discutir um projeto de lei que visa reorganizar a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os conselheiros querem participar da elaboração da lei, especialmente sobre o funcionamento 24 horas dos Conselhos Tutelares, que requer estrutura adequada. Uma audiência pública será realizada para ampliar o debate. O projeto tramita na Câmara desde novembro de 2023 e pode receber emendas antes da votação em março. Os conselheiros também buscam diálogo com a prefeita Adriane Lopes.

Segundo informado pela assessoria da Casa, os conselheiros querem participar da confecção da legislação, porque não participaram de algumas das alterações realizadas no projeto. Entre os pontos levantados, está a questão do funcionamento ininterrupto dos Conselhos Tutelares, que exige estrutura adequada para sua efetividade.

"A questão do próprio funcionamento do Conselho Tutelar para a população 24 horas é um destes pontos, pensando na estrutura necessária que precisa para que tenha efetividade. São questões que não estão descritas com clareza na lei e gostaríamos de participar dessas alterações", afirmou a conselheira tutelar Anna Caroline Kalache, representante do Conselho Tutelar da Região Bandeira.

O vereador Papy propôs a realização de uma audiência pública para ampliar a discussão sobre o projeto, envolvendo diferentes setores na formulação da legislação. "Na audiência, podemos envolver todos nessa discussão sobre a proposta, buscando melhorar essa rede de proteção à infância. Os conselheiros terão a oportunidade de apresentar suas sugestões", afirmou o parlamentar.

Os conselheiros esclarecem que atualmente são acionados por órgãos da rede de proteção à criança e ao adolescente, como a Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria de Saúde, para atuar em ocorrências durante os plantões noturnos e nos finais de semana. Em casos que exigem medidas emergenciais de acolhimento institucional, os conselheiros se deslocam até o local para atender a demanda.

A conselheira Anna Caroline reforçou a preocupação com a estrutura necessária para o funcionamento do sistema conforme previsto no projeto de lei. "Para funcionar como está sendo proposto, teríamos que ter toda uma estrutura para isso e não conseguimos visualizar isso nessa proposta", explicou. Além disso, os conselheiros solicitaram apoio do presidente da Câmara para intermediar uma reunião com a prefeita Adriane Lopes, com o objetivo de aprofundar a discussão sobre o tema.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias