ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  26    CAMPO GRANDE 23º

Política

CPI do transporte público já recebeu 285 denúncias sobre ônibus da Capital

Levantamento foi apresentado nesta sexta-feira (11) e considera o período de 25 de março a 10 de abril

Por Mylena Fraiha | 11/04/2025 13:09
CPI do transporte público já recebeu 285 denúncias sobre ônibus da Capital
Ônibus lotado a caminho do Terminal Bandeirantes, localizado na Vila Bandeirantes, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A ouvidoria da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do transporte coletivo já recebeu 285 denúncias da população sobre problemas no sistema de ônibus da Capital. O levantamento foi apresentado nesta sexta-feira (11) pelo vereador Dr. Lívio Leite (União Brasil), presidente da Comissão, e leva em conta o período de 25 de março a 10 de abril de 2025.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A CPI do Transporte Coletivo de Campo Grande recebeu 285 denúncias da população sobre problemas no sistema de ônibus da Capital entre 25 de março e 10 de abril de 2025. Segundo o presidente da Comissão, vereador Dr. Lívio Leite (União Brasil), a maioria das manifestações chegou via WhatsApp (229), seguidas por formulários (32), e-mails (21), telefonemas (2) e uma denúncia presencial. A CPI investiga diversos aspectos do serviço, incluindo idade da frota, conservação dos veículos, equilíbrio financeiro do contrato e fiscalização por parte dos órgãos municipais, especialmente após o TAG firmado em 2020.

De acordo com o relatório, a maior parte das manifestações foi enviada por WhatsApp, com 229 mensagens. Também foram registrados 32 formulários preenchidos, 21 e-mails, duas ligações telefônicas e uma denúncia feita presencialmente.

Para o vereador, os números demonstram não apenas o engajamento dos campo-grandenses com os trabalhos da CPI, mas também a importância de manter canais de escuta acessíveis para a população. "Esses dados reforçam o papel fundamental da sociedade na fiscalização e na construção de melhorias para o sistema de transporte coletivo", declarou.

A CPI do Transporte segue em andamento na Câmara Municipal com o objetivo de investigar diferentes aspectos da prestação do serviço. Entre os pontos que serão analisados estão o uso da frota com base na idade média e máxima permitida por contrato, o estado de conservação dos veículos nos últimos cinco anos e o equilíbrio financeiro do contrato, considerando os subsídios públicos concedidos pela Prefeitura por meio das Leis Complementares 519/2024 e 537/2024.

Também está no escopo da investigação a atuação da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços), da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e da própria Prefeitura na fiscalização do serviço, especialmente após a assinatura do TAG (Termo de Ajustamento de Gestão), em novembro de 2020.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias