Estado registra seis casos confirmados de sarampo em 2021
Brasil perdeu a certificação da eliminação do vírus com vacinação em 2018, quando casos voltaram a aparecer
Mato Grosso do Sul teve seis casos confirmados de sarampo este ano. Depois do Brasil ter sido recebido em 2016 a certificação da eliminação do vírus com vacinação, casos voltaram a ser registrados em 2018, o que colocou o país em alerta. De lá para cá, o monitoramento sobre a doença foi fortalecido.
Dados de boletim da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde indicam que este ano é o de menor números de casos de 2018 para cá. Em MS, 2021 foi o ano com mais casos. Nenhum óbito pela doença foi registrado no período.
Conforme o boletim, os estados com maior número de casos no País são Amapá e Pará, com 513 e 115 casos confirmados este ano. No primeiro, duas crianças morreram, todas menores de dois anos de idade e uma delas indígena.
A secretaria nacional sustentou ainda que desde a reintrodução do vírus do sarampo no Brasil em 2018, a rede de Laboratórios de Saúde Pública, adotou a Vigilância Laboratorial para sarampo como uma das mais fortes estratégias para monitorar e mediar a tomada de decisões frente aos surtos.
Também ressalta a importância da vacinação, enfatizando que “é importante que todas as pessoas de 12 meses até 59 anos de idade estejam vacinadas contra o sarampo, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação” e que cada município estabeleça estratégias, “considerando ampliar as coberturas vacinais, no intuito de atingir a meta de pelo menos 95% de cobertura para as doses 1 e 2 da vacina tríplice viral, de forma homogênea”.
Cobertura – infelizmente, o que se percebe é uma redução ano a ano na cobertura vacinal no Brasil e em Mato Grosso do Sul de vários tipos de imunizantes. Em relação ao do sarampo, que a é tríplice viral, dados do ministério indicam cobertura de 60,27% na primeira dose e de apenas 26,81% na segunda.
Por meio de nota, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) informou, no entanto, que o Estado não confirmou nenhum caso da doença neste ano, ainda que testes tenham sido realizados, mas que não indicam com precisão a confirmação da enfermidade. Confira a reposta na íntegra:
"A Secretaria de Estado de Saúde informa que não registrou casos confirmados de sarampo no ano de 2021, em Mato Grosso do Sul. A SES esclarece que houve casos suspeitos, mas que foram descartados. Em 2021 foram 10 casos suspeitos de sarampo, três casos suspeitos de rubéola, mas todos foram descartados".
(*) matéria editada às 14h04 de 29 de dezembro para acréscimo de respostas da SES.