Funcionários denunciam falta de prevenção em call center lotado
Na Brasil Telecom, as pessoas que são consideradas do grupo de risco começaram a ser liberadas hoje
Funcionários da Brasil Telecom Call Center/Oi se dizem desesperados com a falta de prevenção na empresa em relação à pandemia do novo coronavírus. São mais de quatro mil trabalhadores em três unidades em Campo Grande e sem acesso ao álcool em gel. Também não têm nenhum tipo de informativo sobre os cuidados diários.
Há dois dias o álcool acabou e não foi reposto, segundo empregados ouvidos. “São mais de 200 funcionários ao lado um do outro sem nenhum tipo de assistência”, denunciou um deles.
As pessoas que são consideradas grupo de risco começaram a ser liberadas hoje, como gestantes, pessoas mais velhas e com alguma doença crônica. “Se eles liberassem o sistema, poderíamos fazer o trabalho de casa, mas isso não vai acontecer, não temos nem álcool em gel”.
Uma funcionária indignada disse que não há nenhum cuidado com os empregados que continuam trabalhando e que a informação dos chefes é de que cada funcionário deve levar seu próprio álcool e tomar as medidas de proteção. “Eles falam que a gente precisa se afastar dos filhos, dos pais para não correr risco. Como vamos fazer isso?”, lamenta.
Além disso, a empresa teria fixado informativos sobre a limpeza de corrimões das escadas e dos computadores, que estariam sendo feitas cinco vezes ao dia. “Isso não está acontecendo”, disse outra funcionária.
Vídeo mostrando a falta de álcool em gel foi feito pelos funcionários.
A reportagem não conseguiu contato com a assessoria de imprensa da empresa.
Denúncias
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Mato Grosso do Sul disponibiliza os seguintes canais para denúncias contra más condições de trabalho:
E-mail – prt24.codin@mpt.mp.br
Site - www.prt24.mpt.mp.br/servicos/denuncias
Aplicativo – MPT Pardal, disponível para Android e IOS
Telefone - (67) 3358-3000 e (67) 99275-6982.