Governo abre edital para contratar empresa para automação de tanques do Aquário
Empresa será responsável por equipamentos de filtragem da água para garantir condições adequadas aos animais
A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) abriu licitação para contratação de empresa com serviço especializado para execução e automação do Aquário do Pantanal. Essa é uma das três fases finais da obra, que ainda tem outras licitações pendentes a serem finalizadas.
As empresas interessadas no serviço devem apresentar propostas no dia 19 de abril, às 8h, na sede da Agesul.
Pelo contrato, a empresa será responsável pelo sistema de automação dos aquários, de abastecimento, de geração de ozônio e de descarte de efluentes. Também será encarregada pelo monitoramento e controle, em tempo real, da operação dos equipamentos de filtragem, iluminação e parâmetros de qualidade da água, preservando as condições adequadas de vida para os animais.
O serviço de automação é uma das três fases de trabalho finais do Aquário. Inicialmente, seria feito em apenas em única licitação (automação, civil e elétrica) mas optou-se pelo desmembramento para garantir maior participação das empresas.
A fase de instalação elétrica, no entanto, está suspensa após apresentação de impugnação de empresas concorrentes no certame. A de conclusão do SSV (Sistema de Suporte à Vida), que deveria anterior a estas fases, também está em andamento, já que foi considerada deserta, ou seja, sem interessados na concorrência. O edital foi relançado no dia 11 de março.
Dezembro de 2021 foi o prazo estipulado para entrega das obras do Aquário do Pantanal. Alguns serviços previstos nos editais vão além dessa data final, mas, segundo a equipe técnica, é uma medida que pretende apenas antever possíveis intercorrências que venham a atrapalhar a execução da obra.
Ao todo a obra custará mais de R$ 200 milhões, diferente dos R$ 79 milhões que foi anunciado no início da década.