Início da vacinação de bebês contra covid ainda não tem data em MS; faltam doses
Mato Grosso do Sul tem 61.928 bebês de 6 meses a menores de 2 anos no total
A vacinação de bebês com mais de seis meses de idade contra covid-19, e que tenham comorbidades, foi liberada com o imunizante da Pfizer na semana passada pelo Ministério da Saúde. No entanto, até o momento Mato Grosso do Sul não tem previsão de recebimento do produto para iniciar a campanha aqui, segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde). O Estado tem 61.928 bebês de 6 meses a menores de 2 anos no total, com ou sem comorbidades.
Mato Grosso do Sul ainda não recebeu as doses necessárias para iniciar a imunização do público-alvo aqui. “Por enquanto, o Ministério ainda não sinalizou nada a respeito da entrega para essa faixa etária”, pontua Ana Paula Rezende, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES.
Além disso, ainda de acordo com a coordenadora, não se sabe quais comorbidades serão incluídas na definição a ser estipulada pelo Ministério da Saúde. “As comorbidades que serão usadas como critério para a vacinação ainda serão definidas pelo Ministério e não foram comunicadas às secretarias. Existem inúmeras comorbidades, não sabemos quais serão incluídas nesse grupo”, detalha Ana Paula.
A liberação da vacinação com Pfizer para esse grupo a partir dos 6 meses de idade ocorreu um mês depois de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizar o uso da vacina para bebês a partir de seis meses até crianças de 4 anos.