ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Instituto questiona prorrogação de prazo de readequação de rótulos de alimentos

Alvo da ação, a Anvisa havia estendido o prazo de readequação de rótulos até 8 de outubro de 2024

Por Mylena Fraiha | 29/01/2024 13:18
Rótulo frontal de composto lácteo exposto em atacado de Campo Grande (Foto: Caroline Maldonado)
Rótulo frontal de composto lácteo exposto em atacado de Campo Grande (Foto: Caroline Maldonado)

O Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) moveu uma ação judicial contra a decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) de estender o prazo para a implementação de lupas nos rótulos de alimentos que alertam sobre o excesso de sal, açúcar e gorduras saturadas. A medida foi protocolada na última terça-feira (23) na Justiça Federal de São Paulo.

Inicialmente, as empresas deveriam se adequar às novas regras de rotulagem até outubro do ano passado. Entretanto, a Anvisa emitiu uma resolução na qual permite que as empresas utilizassem o estoque existente de embalagens e rótulos até 8 de outubro de 2024, alegando os impactos da pandemia e a alta inflação.

Para o Idec, a decisão da Anvisa foi influenciada por informações tendenciosas de parte da indústria alimentícia, desprovida de evidências científicas isentas de conflitos de interesse comercial.

"Potencializa-se o risco de pessoas consumidoras adquirirem produtos que não são menos prejudiciais à saúde, enquanto a indústria alimentícia lucra", aponta Leonardo Pillon, advogado do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec.

Por meio da ação, o Idec busca uma medida liminar para que as empresas que se beneficiaram da resolução utilizem adesivos nas embalagens, em conformidade com as normas previstas pela Anvisa. Além disso, solicita que a Anvisa não autorize novos descumprimentos de prazos estabelecidos.

Regras - As novas regras, estabelecidas pela Anvisa em 2020, exigem que a maioria dos alimentos e bebidas processados e ultraprocessados apresentem o selo da lupa e uma nova tabela de informação nutricional para facilitar a comparação entre os produtos pelos consumidores.

Com a nova determinação, símbolos de lupa com informações como "alto teor de açúcar adicionado", "alto teor de gordura saturada" e "alto teor de sódio" serão exibidos na parte frontal dos rótulos de alimentos e bebidas. Além disso, é necessário incluir a nova tabela de informação nutricional, fornecendo detalhes sobre os nutrientes por 100 ml ou 100 g, para tornar a comparação entre os produtos mais fácil para os consumidores.

Essas normas foram estabelecidas pela Anvisa em 2020, mas só entraram em vigor em 9 de outubro de 2022.

Símbolos que deverão ser colocados no rótulo frontal da embalagem de alimentos e bebidas, conforme novas regras da Anvisa (Imagem: Reprodução/Anvisa)
Símbolos que deverão ser colocados no rótulo frontal da embalagem de alimentos e bebidas, conforme novas regras da Anvisa (Imagem: Reprodução/Anvisa)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias