Morre aos 91 anos uma das fundadoras do varejista de alimentos Grupo Pereira
Hiltrudes Pereira trabalhou na fundação da empresa que possui as redes Comper e Fort Atacadista
Considerada matriarca do Grupo Pereira, Hiltrudes Pereira, faleceu aos 91 anos. Catarinense, D. Trude, como era chamada, nasceu em 1930, na cidade de Itajaí e, junto com o marido Ignácio Pereira, já falecido, foi responsável pela criação de um dos dez maiores grupos varejistas de alimentos do Brasil. O grupo possui as redes Fort Atacadista e Comper.
O grupo comunicou hoje (8) o falecimento, mas não informou a causa. Em 2018, Hiltrudes foi vencedora do prêmio "Mulheres que Inspiram o Varejo", promovido pela Unilever e pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
“Hiltrudes deixa sete filhos, 12 netos, 12 bisnetos e a inspiração para que todas a mulheres tenham coragem, enfrentem desafios e trabalhem com amor, onde quer que estejam”, diz a nota do grupo.
Em 2019, Hiltrudes foi homenageada pelo Parlamento Estadual de Santa Catarina ao receber a Comenda do Legislativo Catarinense, que honra figuras que auxiliam no desenvolvimento do Estado, tornando-o mais justo e humano.
O prêmio e a homenagem foram concedidos em função das atividades voluntárias e luta pelas causas sociais. “Mulher forte e corajosa, começou a trabalhar cedo, antes dos 16 anos, e sempre olhou o passado com muito carinho e orgulho por ter construído uma empresa sólida, a partir da pequena venda que abriu com seu marido, em 1962”, diz a nota.
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, hoje o grupo Pereira tem 16 mil colaboradores, distribuídos em mais de 90 unidades de negócio em três regiões do País. Em 2022, o grupo celebra 60 anos.