MS receberá remessa de 138 mil unidades de remédios do kit intubação
Remessa faz parte de total de 864 mil medicamentos do kit que serão entregues em todo o País
O Ministério da Saúde anunciou a distribuição de 864 mil unidades de medicamentos de intubação orotraqueal (IOT). Deste total, 138 mil serão destinados a Mato Grosso do Sul, ainda sem data prevista para entrega. Os itens foram comprados por meio de aquisições com OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).
A pasta não especificou quais medicamentos entre os usados no kit – analgésicos, sedativos e bloqueadores musculares – estão nesta remessa.
No dia 13 de abril, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja, havia se reunido com ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e, entre as reivindicações, estava a agilização da compra dos itens que compõem o kit intubação. O pedido foi feito depois de relatos da escassez e da iminência da falta dos medicamentos para atender os pacientes.
No dia 24 de abril, o Estado comprou 69 mil unidades do kit intubação e recebeu mais 46,3 mil enviados pelo governo federal.
Segundo o ministério, a distribuição às unidades federativas será feita por meio de parceria com o Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde e com o Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde).