Números de cirurgias eletivas se aproximam de patamar pré-pandemia
Mais de 2,6 mil pacientes conseguiram realizar procedimentos no primeiro trimestre deste ano
Com o retorno das cirurgias eletivas, mais de 2,6 mil pacientes conseguiram realizar procedimentos no primeiro trimestre deste ano em Campo Grande, segundo levantamento divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) nesta sexta-feira (8).
O número corresponde a uma proximidade significativa em relação ao patamar anterior da pandemia de covd-19, conforme assegurou o titular da pasta, José Mauro Filho. “Estamos retornando, em alguns locais de forma mais lenta, mas outros já estão realizando 100% dos procedimentos e com agendas completas”, afirmou.
Ao passo que o esquema vacinal avançou, todos os hospitais que prestam atendimento ao SUS (Sistem Único de Saúde), retornaram com as cirurgias gerais, ginecológicas, oftalmológicas e de ortopedia.
O serviço havia sido interrompido para preservação de leitos e evitar risco de contaminação pelo fato de pacientes estarem em ambiente hospitalar com a saúde fragilizada. Em janeiro deste ano, foram 786 cirurgias, já sendo um número 32% superior que no ano passado.
No mês de fevereiro o número cresceu em 15% em relação ao mês anterior. Enquanto em fevereiro foram realizadas 905 cirurgias eletivas, no mês passado foram mais 920 pessoas que passaram por procedimentos cirúrgicos.