Capital amplia oferta de cirurgias eletivas gerais e ortopédicas
Até 240 procedimentos de média complexidade devem ser realizados por mês
Ao menos 240 cirurgias eletivas de média complexidade devem ser ofertadas por mês para pacientes que estão na fila do atendimento público em Campo Grande. A ampliação das ofertas acontece por meio da parceria com o Hospital Adventista do Pênfigo.
Com isso, a secretaria municipal de Saúde pretende acelerar os processos para os procedimentos de quem espera para realiza-los. “Dar mais celeridade às cirurgias eletivas é fundamental para garantir que o paciente tenha risco menor de complicações severas e, eventualmente, tenha que parar em um CTI”, afirma o secretário da pasta, José Mauro Filho.
A previsão é de que sejam disponibilizadas 80 cirurgias do aparelho digestivo, órgãos anexos e parede abdominal, entre apendicectomia, laparostomia exploradora, hernioplástia e outros 160 procedimentos de Trauma Ortopédico Eletivo (TOE).
A realização dos procedimentos começou na última semana. Além da ampliação de cirurgias, o convênio com o hospital deve disponibilizar leitos de terapia intensiva e de enfermaria para pacientes com síndromes respiratórias agudas graves (SRAG).