ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Quase metade da população não completou esquema vacinal contra covid-19 em MS

Em 2023, 92,5% de MS tomou primeira dose da vacina, mas adesão às outras doses ficou abaixo da média nacional

Por Mylena Fraiha | 24/05/2024 13:25
Vacina sendo aplicada em idoso, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Vacina sendo aplicada em idoso, em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Em 2023, 92,5% da população de Mato Grosso do Sul com cinco anos ou mais haviam tomado pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19. No entanto, apenas 53,2% dos residentes completaram o ciclo vacinal com todas as doses recomendadas até o primeiro trimestre de 2023, um percentual abaixo da média nacional de 58,6%.

Esses dados foram revelados pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (24).

A pesquisa também mostra que as mulheres foram as que mais receberam ao menos uma dose, com 93,9% da população feminina (1,22 milhão), enquanto cerca de 91,1% (1,17 milhão) dos homens tinham recebido ao menos uma dose. A adesão completa à vacinação foi ligeiramente maior entre as mulheres (54,1%) do que entre os homens (52,2%).

Quando comparado com outras Unidades da Federação, Mato Grosso do Sul ocupa a 7ª posição em menor percentual de vacinação completa, sendo Pernambuco o estado com maior adesão (67,6%) e Roraima o menor (35,5%).

Fonte: IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual - 1º trimestre
Fonte: IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual - 1º trimestre

Em relação à faixa etária, 51,3% das pessoas entre 5 e 17 anos em Mato Grosso do Sul tomaram todas as doses recomendadas, enquanto na população de 18 anos ou mais o percentual foi de 53,6%.

A pesquisa também revela que, por grau de instrução, as pessoas com ensino superior completo foram as mais vacinadas, com 98,5% recebendo pelo menos uma dose. Em contraste, 94,5% da população sem instrução ou com menos de um ano de estudo foram imunizadas com ao menos a primeira dose.

Quando analisado pelo aspecto urbano ou rural do domicílio, no estado há uma maior cobertura percentual entre os moradores da zona rural. Enquanto na zona urbana 90% dos entrevistados alegaram terem tomado pelo menos uma dose da vacina, na zona rural o percentual chega a 96,4%.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias