ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 34º

Cidades

Quem apostar no crime organizado vai perder, diz Riedel

Segundo governador, investimentos e integração são essenciais no combate às organizações criminosas

Por Maristela Brunetto e Idaicy Solano | 10/11/2023 10:29
Quem apostar no crime organizado vai perder, diz Riedel
Governador participou esta manhã do balanço de operação de policiais de MS, SP e estados do Sul (Foto: Paulo Francis)

A destinação de recursos para melhorar a estrutura da segurança pública e a integração das forças estaduais e federais são determinantes para o sucesso no enfrentamento do crime organizado, disse esta manhã o governador Eduardo Riedel, ao se reunir com lideranças e agentes das polícias do Estado, de São Paulo e ainda Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, durante balanço da terceira realização da SULMaSSP, uma operação criada em março, integrando as cinco unidades da federação para atuar nas regiões de divisas e fronteiriças. “Quem apostar no crime organizado vai perder, tenho convicção disso”, sentenciou.

Conforme ele, a inclusão do Estado em ações da União previstas na GLO (Garantia da Lei e da Ordem) decretada para agir em São Paulo e Rio de Janeiro, só soma às ações da SulMaSSP e à capacidade regional de combater as organizações criminosas. O aperfeiçoamento dos trabalhos foi fruto de conhecimento da competência e capacidade das equipes, mencionou. “Não tenho dúvida nenhuma que o crime organizado vai perder”, disse.

“Eu acompanhei de perto os números, os resultados, a atuação de cada um dos senhores e senhoras, e nós estamos vivendo um momento talvez histórico na segurança pública”, ao mencionar a integração de esforços, unindo “inteligência, força, competência, equipamento, em prol do objetivo que é comum a todos nós”. As operações se desencadearam na segunda-feira, com a presença de agentes de outros estados em Mato Grosso do Sul. Antes disso, havia o planejamento com serviços de Inteligência.

O governador disse que MS estaria pronto a enviar policiais aos estados vizinhos, quando solicitados. Ele apontou as cinco unidades com as quais Mato Grosso do Sul tem divisas (MT, GO, MG, SP e PR) e mencionou também parcerias com Goiás e Mato Grosso, além dos quatro da operação desta manhã. “A gente vai estar sempre presente quando chamado, apoiando a segurança pública de qualquer Estado brasileiro”, apontando, ainda, que o sucesso da segurança pública não se restringe “a A ou B”, é uma responsabilidade “nossa”, completou.

Boa parte da fala do governador no evento, no Yotedi, foi para agradecer a presença de policiais de outros estados e os esforços dos daqui do estado, incluindo agentes das Polícias Federal e Rodoviária Estadual. Disse que acompanhou os resultados da operação, com apreensões de drogas e veículos e prisões, e que a operação termina bem, sem agentes públicos feridos, podendo retornar aos seus estados.

“Sejam, sempre, muito bem-vindos ao Mato Grosso do Sul, muito obrigado pelo trabalho, e o mais importante é que os senhores e senhoras retornem para casa em segurança, para o braço das suas famílias, depois dessa passagem por aqui, e que nós também estaremos sempre à disposição dos Estados Irmãos.”

Quem apostar no crime organizado vai perder, diz Riedel
Viaturas utilizadas na operação desencadeada essa semana foram estacionadas em frente ao local do evento, no Parque das Nações Indígenas (Foto: Paulo Francis)

Riedel fez menção especial à ministra do Orçamento e Planejamento, Simone Tebet, e o esforço dela para assegurar na distribuição dos recursos da União quantitativos para a segurança pública. “Sua visão clara de entender o Brasil como um todo, ela se reflete no planejamento do orçamento da nação brasileira e colocar a segurança pública também como prioridade no orçamento, a senhora tem feito com muita competência”, elogiou, ao destacar o esforço em fazer uma distribuição equilibrada das receitas diante das demandas de cada área.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias