ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, DOMINGO  21    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Sancionada lei que autoriza uso da ozonioterapia como tratamento complementar

No auge da pandemia, houve quem defendesse o uso como tratamento da covid-19

Izabela Cavalcanti | 07/08/2023 07:35
Ozonioterapia só pode ser feita por meio de equipamentos autorizados pela Anvisa (Foto: Reprodução/Agência Senado)
Ozonioterapia só pode ser feita por meio de equipamentos autorizados pela Anvisa (Foto: Reprodução/Agência Senado)

O Governo Federal sancionou a lei que autoriza a realização da ozonioterapia como procedimentos de caráter complementar. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (7).

Para isso, é necessário seguir algumas regras. Só pode ser feita por profissional de saúde de nível superior inscrito em seu conselho de fiscalização profissional; só pode ser aplicada por meio de equipamento de produção de ozônio medicinal devidamente regularizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária); também é necessário avisar ao paciente que o procedimento é de caráter complementar.

Este tipo de aplicação de oxigênio e ozônio é feito diretamente na pele ou no sangue do paciente para tentar conter infecções.

No auge da pandemia, a técnica causou polêmica, já que tinham pessoas que defendiam o uso como tratamento da covid-19. Em abril de 2020, por exemplo, foi apresentada uma proposta do Projeto de Lei 1383/20, que autorizava a ozonioterapia como tratamento médico complementar para os casos em que forem constatada a covid-19.

Para a AMB (Associação Médica Brasileira), “a ozonioterapia deve continuar como tratamento experimental até que evidências científicas de qualidade possam alterar este status, o que deve ser feito pelo Conselho Federal de Medicina a quem compete 'editar normas para definir o caráter experimental de procedimentos em Medicina, autorizando ou vedando a sua prática pelos médicos', conforme o artigo 7 da Lei nº 12.842/2013”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias