ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  16    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Sem vagas abertas, IBGE começa a conferir dados de recenseamento em MS

IBGE também está executando a Pesquisa de Pós-Enumeração e tem recenseadores na rua

Gabriel de Matos | 01/03/2023 19:12
Recenseadoras em rua sem pavimentação de Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)
Recenseadoras em rua sem pavimentação de Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)

A coleta de informações do Censo Demográfico de 2022 terminou nessa terça-feira (28) em todo o Brasil. A partir desta quarta-feira (1º), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começa a fase de apuração. Em Mato Grosso do Sul, foram recenseadas mais de 2,65 milhões de pessoas.

Aproximadamente 200 servidores do IBGE ficaram envolvidos exclusivamente com o Censo. Nesta quarta, o prazo de validade da MP (Medida Provisória) 1.141/2022 que autoriza a contratação de funcionários sem processo seletivo para o Censo foi prorrogado. Segundo o coordenador operacional do Censo em Mato Grosso do Sul, Alex de Almeida Uchôas, contudo, não há vagas abertas no momento para trabalhar no Estado.

Sobre o processo de apuração, o coordenador explica: "Fizemos toda a coleta de dados e agora faremos a análise. Podemos encontrar eventuais erros de cobertura, de percurso ou interpretação do recenseador. Isso pode obrigar o IBGE a voltar em alguns domicílios".

Alex Uchôas ainda ressalta que o IBGE está executando a PPE (Pesquisa de Pós-Enumeração) e, por isso, em alguns setores ainda há recenseadores na rua. Essa pesquisa tem por objetivo fornecer recursos para a avaliação da cobertura e da qualidade da coleta das informações. "Agora, vamos conferir com os dados do Censo. Então, em praticamente todos os 79 municípios, podem ter coleta ainda", ressalta Almeida.

Recenseadora do IBGE em trabalho de coleta (Foto: Henrique Kawaminami)
Recenseadora do IBGE em trabalho de coleta (Foto: Henrique Kawaminami)

Números de momento - A reportagem do Campo Grande News apurou os números prévios do Censo Demográfico no Estado. Em Mato Grosso do Sul, a estimativa era encontrar 1.111.656 de domicílios. Porém, o Censo registrou 1.204.704 domicílios, 10,8% acima do estimado.

O Instituto ainda ressaltou que foram "efetivamente recenseadas" 2.563.865 pessoas. Destas, 1.261.682 são homens e 1.302.183 são mulheres. A média de pessoas por domicílio em Mato Grosso do Sul ficou em 2,82.

O coordenador de Divulgação do Censo, em Mato Grosso do Sul, Fernando Gallina, explica que os dados são de até o dia 28 de fevereiro. "Hoje, a gente tem dificuldade de passar alguns números. É necessário que eu associe um setor a um recenseador caso mude um dado. Toda vez que eu faço isso, as estatísticas são alteradas", contextualiza.

Em relação aos resultados do Censo, a previsão para divulgação das informações básicas é para 30 de abril. "Vão ser passadas as informações de população em cada município e cada bairro. Os dados completos vão saindo ao longo do ano de 2023, conforme vão sendo compilados", finaliza o coordenador.

Nos siga no Google Notícias