Sem vagas abertas, IBGE começa a conferir dados de recenseamento em MS
IBGE também está executando a Pesquisa de Pós-Enumeração e tem recenseadores na rua
A coleta de informações do Censo Demográfico de 2022 terminou nessa terça-feira (28) em todo o Brasil. A partir desta quarta-feira (1º), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começa a fase de apuração. Em Mato Grosso do Sul, foram recenseadas mais de 2,65 milhões de pessoas.
Aproximadamente 200 servidores do IBGE ficaram envolvidos exclusivamente com o Censo. Nesta quarta, o prazo de validade da MP (Medida Provisória) 1.141/2022 que autoriza a contratação de funcionários sem processo seletivo para o Censo foi prorrogado. Segundo o coordenador operacional do Censo em Mato Grosso do Sul, Alex de Almeida Uchôas, contudo, não há vagas abertas no momento para trabalhar no Estado.
Sobre o processo de apuração, o coordenador explica: "Fizemos toda a coleta de dados e agora faremos a análise. Podemos encontrar eventuais erros de cobertura, de percurso ou interpretação do recenseador. Isso pode obrigar o IBGE a voltar em alguns domicílios".
Alex Uchôas ainda ressalta que o IBGE está executando a PPE (Pesquisa de Pós-Enumeração) e, por isso, em alguns setores ainda há recenseadores na rua. Essa pesquisa tem por objetivo fornecer recursos para a avaliação da cobertura e da qualidade da coleta das informações. "Agora, vamos conferir com os dados do Censo. Então, em praticamente todos os 79 municípios, podem ter coleta ainda", ressalta Almeida.
Números de momento - A reportagem do Campo Grande News apurou os números prévios do Censo Demográfico no Estado. Em Mato Grosso do Sul, a estimativa era encontrar 1.111.656 de domicílios. Porém, o Censo registrou 1.204.704 domicílios, 10,8% acima do estimado.
O Instituto ainda ressaltou que foram "efetivamente recenseadas" 2.563.865 pessoas. Destas, 1.261.682 são homens e 1.302.183 são mulheres. A média de pessoas por domicílio em Mato Grosso do Sul ficou em 2,82.
O coordenador de Divulgação do Censo, em Mato Grosso do Sul, Fernando Gallina, explica que os dados são de até o dia 28 de fevereiro. "Hoje, a gente tem dificuldade de passar alguns números. É necessário que eu associe um setor a um recenseador caso mude um dado. Toda vez que eu faço isso, as estatísticas são alteradas", contextualiza.
Em relação aos resultados do Censo, a previsão para divulgação das informações básicas é para 30 de abril. "Vão ser passadas as informações de população em cada município e cada bairro. Os dados completos vão saindo ao longo do ano de 2023, conforme vão sendo compilados", finaliza o coordenador.