ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Sul-mato-grossense consegue deixar Israel em voo comercial

Luca Montenegro Sauer estava na Palestina em um congresso internacional

Por Antonio Bispo | 10/10/2023 17:28
Sul-mato-grossense consegue deixar Israel em voo comercial
O pai Leandro Sauer ao lado de Luca, em viagem à Bolívia no início deste ano (Foto: Arquivo pessoal)

O estudante Luca Montenegro Sauer, de 20 anos, que estava na Palestina para participar de um congresso internacional e foi pego de surpresa pelo ataque do grupo Hamas a Israel, no sábado (7), conseguiu embarcar em um voo comercial para Dubai na tarde desta terça-feira (10), onde em seguida deve seguir em outro voo de volta ao Brasil. O jovem tem família em Campo Grande.

Ao Campo Grande News, o pai de Luca, Leandro Sauer, professor há mais de 30 anos na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e superintendente de inteligência de dados na Governadoria do Estado, confirmou a informação e disse que, agora, a família está mais aliviada com toda a situação. “Em Dubai vai remarcar a vinda para São Paulo”, contou.

Luca estuda História na UFF (Universidade Federal Fluminense), em Niterói. Foi até a Palestina participar de um congresso internacional. Apresentou um trabalho no evento, mas acabou surpreendido pelo conflito militar pouco antes de retornar ao Brasil.

O estudante esteve hospedado em Ramallah, na capital administrativa da Cisjordânia. A região fica a aproximadamente 50 quilômetros da Faixa de Gaza, o epicentro do conflito.

Ajuda da FAB – Também nesta terça-feira (10), o primeiro voo da FAB (Força Aérea Brasileira) trazendo 211 brasileiros decolou do Aeroporto Internacional de Tel Aviv com destino direto a Brasília.

Outro morador de Campo Grande, o advogado Ely Silveira, de 35 anos, relatou que teve o voo cancelado e, agora, tenta uma vaga no voo da FAB para retornar ao Brasil.

O conflito - Motivado por disputa territorial entre palestinos e judeus, ele se arrasta por décadas, com marcos históricos e religiosos para as duas etnias. O reinício ocorreu quando o grupo palestino Hamas atacou Israel no sábado.

O governo israelense declarou guerra e faz operações de retaliação. É considerado o maior conflito armado na região nos últimos anos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias