Tecnologia 5G começa a operar nesta segunda-feira em Campo Grande
Entre as vantagens do 5G está a maior velocidade de conexão à internet
Está programado para esta segunda-feira (19) o início da operação da tecnologia 5G na Capital. De acordo com a plataforma Nperf, o sinal aparece em alguns pontos do Centro e em pequenas partes de outros bairros de Campo Grande.
Confira as regiões: bairros Cruzeiro, Santa Fé, Carandá, Chácara Cachoeira, Centro, Itanhangá, Amambai, Jardim dos Estados, Planalto, trecho da Avenida Eduardo Elias Zahran, nos bairros São Bento e Monte Líbano, além de uma pequena parte da Rua Ana Luíza de Souza, nas proximidades da Avenida Gury Marques. Além disso, há indicação de que uma parte do Núcleo Industrial também possui incidência da cobertura.
O que é - O 5G é a quinta geração da telefonia móvel, uma nova tecnologia de transporte de dados em redes envolvendo dispositivos móveis e sucede gerações anteriores, como o 4G e o 3G. No entanto, a migração para essa nova realidade ocorre de maneira gradual no Brasil.
Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), as operadoras Claro, TIM e Vivo, que arremataram as licenças nacionais na faixa 3,5 GHz no leilão realizado no fim de 2021, deverão instalar um número mínimo de antenas 5G em cada capital. Cada uma dessas empresas deverá ativar pelo menos 11 estações em Campo Grande. Outras 6 capitais serão beneficiadas com a chegada da ferramenta.
Nessa etapa, o edital de licitação prevê que uma antena 5G seja ativada para cada 100 mil habitantes. O número de estações subirá conforme o avanço da tecnologia. No interior do país, o sinal do 5G puro será gradualmente ativado até 2029, conforme o cronograma da Anatel.
Desde 2020, a Capital de Mato Grosso do Sul começou a se preparar para receber a tecnologia, conforme lei complementar nº 447, que regula as normas urbanísticas específicas para a instalação das estruturas de suporte para as ETRs (Estações Transmissoras de Radiocomunicação), autorizadas e homologadas pela Anatel. Assim, em meados de julho de 2022 o sinal começou a aparecer em dispositivos móveis habilitados principalmente na região central da cidade.
Campo Grande também tem um site onde é possível saber mais sobre a tecnologia, inclusive tirar dúvidas sobre a modalidade. Na página é possível checar quais são as legislações vigentes sobre o assunto, quais os celulares certificados para receber a tecnologia e que são autorizados pela Anatel, e também um espaço destinado às operadoras atualizem informações sobre a geolocalização dos equipamentos e antenas conforme vão sendo instalados.
Vantagens - O 5G permite que mais dispositivos se conectem à internet, também aumenta a velocidade de conexão, permitindo que tarefas mais complexas sejam executadas com menos dificuldade, como a transferência de arquivos, transmissão de vídeos, entre outros.
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ligado ao Governo Federal, o 5G é mais do que apenas uma melhoria das gerações anteriores. “As redes móveis 5G proporcionarão serviços avançados de banda larga móvel, com taxas de dados mais altas, menor latência e mais capacidade, que possibilitarão enorme potencial para novos serviços sem fio de valor agregado”, diz o órgão em documento sobre a estratégia brasileira para a tecnologia, colocado em consulta pública no ano passado.