ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 14º

Cidades

Testes em farmácias revelam aumento nos positivos para covid

Em MS e em outros 7 estados, pelo menos 1 terço das pessoas que fizeram os exames rápidos, estavam com o vírus

Por Anahi Zurutuza | 14/10/2023 15:56
Homem sendo subtimetido a teste RT-PCR em Campo Grande, durante o auge da pandemia (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Homem sendo subtimetido a teste RT-PCR em Campo Grande, durante o auge da pandemia (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

O percentual de positivos nos testes para covid-19 feitos em farmácias pelo Brasil aumentou, o que pode ser indício de um novo pico de casos. Em Mato Grosso do Sul e em outros 7 estados, pelo menos 1 terço das pessoas que fizeram os exames rápidos, na primeira semana deste mês, estavam com a doença. É o maior patamar desde janeiro.

Segundo a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), dos 7.061 exames rápidos realizados entre 3 e 9 de outubro, 2.304 deram positivo para o coronavírus — pouco mais de 32% dos atendimentos. Ao longo de agosto, o índice variou entre 13% e 17%. No fim de setembro, já havia subido para 27%.

Nos primeiros dias de outubro, segundo a associação, também houve aumento de 34% na procura pelos testes.

Em Mato Grosso do Sul, o percentual de positivos ficou em 30,2%. Outros sete estados puxam a fila: Espírito Santo (37,9%), Paraná (35,7%), Rio de Janeiro (33,6%), Distrito Federal (33,5%), Rio Grande do Sul (33,1%), São Paulo (31,9%) e Santa Catarina (31,7%).

À Folha de S. Paulo, Sergio Mena Barreto, da Abrafarma, atribui o aumento à circulação de uma nova variante do coronavírus, a Éris. Ele afirma que que é preciso ampliar a aplicação da vacina bivalente.

Nos siga no Google Notícias